Mesmo gratuito, a procura pelo serviço ainda é muito pequena, e o motivo é a falta de conhecimento a respeito do direito ao atendimento
A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Instituto de Cegos do Brasil Central (ICBC), oferece o serviço de prótese ocular a todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, mesmo gratuito, a procura pelo serviço ainda é muito pequena, e o motivo é a falta de conhecimento a respeito do direito ao atendimento.
Segundo o secretário da Pasta, Fahim Sawan, até o momento, apenas 17 pessoas procuraram o atendimento e o instituto atende estes pacientes há cerca de seis meses. “Esse serviço é importante porque mantém saudável a aparência das pessoas pela questão estética, além de melhorar a autoestima. Muitas pessoas que precisam colocar uma prótese ocular não sabem que podem encontrar aqui mesmo em Uberaba”, afirma.
Para a realização do procedimento, não é necessário ter encaminhamento médico. Basta que o paciente vá até o Departamento de Regulação da Secretaria, situado na avenida Guilherme Ferreira, ao lado da Mata do Ipê, das 12h às 17h, com os seguintes documentos: RG, CPF, título de eleitor, comprovante de residência atual e cartão do SUS.
Após a entrega destes documentos, o paciente passará por uma avaliação oftalmológica com uma médica no ICBC, e, caso não tenha nenhuma intercorrência ou complicações de saúde, como infecção no globo ocular, por exemplo, a conclusão do procedimento e a entrega da prótese é um processo rápido.
Vale lembrar que o recurso obtido pelo Município por meio do Ministério da Saúde é voltado a todos os pacientes do SUS de Uberaba, mas o serviço também atende às cidades de Araxá, Frutal e suas microrregiões. Outras informações no Departamento de Regulação ou pelos telefones (34) 3331-2707 e 3331-2735.