Até sexta-feira, 9, mais de 42.005 uberabenses se vacinaram contra a doença, o que representa cerca de 68% da meta. O objetivo da campanha é atingir 80% do grupo prioritário
O Ministério da Saúde prorrogou a mobilização da campanha de vacinação contra a gripe para ampliar o número de pessoas protegidas em todo o país. Até sexta-feira, 9, mais de 42.005 uberabenses se vacinaram contra a doença, o que representa cerca de 68% da meta estabelecida. O objetivo da campanha é atingir 80% do grupo prioritário para a imunização, composto por 73 mil pessoas.
De acordo com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, é importante que as pessoas procurem por um posto de saúde o quanto antes e não deixem para se vacinar nos últimos dias. A vacina demora em torno de 15 dias para fazer efeito e, no período de frio, aumentam as chances de contágio da doença. As crianças, as gestantes, os portadores de doenças crônicas e os idosos que se vacinarem antes estarão protegidos mais cedo.
No município, a vacina contra gripe está disponível nos postos de vacinação desde o dia 23 de abril, quando começou a campanha em Uberaba. Fazem parte do grupo prioritário crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional, e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais. Estes são os públicos mais vulneráveis a desenvolver a forma grave da doença.
Para a realização da campanha, o Ministério da Saúde distribuiu 53,5 milhões de doses, que protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no ano passado (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). A vacina contra gripe é segura e evita o agravamento da doença, internações e, até mesmo, óbitos por influenza. Estudos demonstram que a imunização pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações.
Vale lembrar que a transmissão dos vírus influenza ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou através das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com as mucosas de boca, olhos e nariz. Os sintomas da gripe sã febre, tosse ou dor na garganta, como também dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.