Em comemoração ao Outubro Rosa, Uberaba irá realizar diversas ações e atividades durante todo o mês, com o objetivo de orientar as mulheres sobre o câncer de mama. Dentro da programação, lançada ontem, a Secretaria de Saúde prevê a realização de palestras, busca ativa, ginástica orientada e relatos de experiência.
De acordo com o secretário de Saúde, Fahim Sawan, a campanha Outubro Rosa é uma ação mundial que visa a conscientizar as mulheres sobre os métodos de prevenção e a importância do diagnóstico precoce desse tipo de câncer. “Quanto mais rápido o diagnóstico for feito, maiores são as chances de cura. Esse é um exame simples e que deve ser feito uma vez por ano em todas as mulheres acima de 40 anos. Além do mais, contamos com toda a estrutura para realizá-lo e, caso a doença seja diagnosticada, a mulher é encaminhada imediatamente para o tratamento”, ressalta.
Na primeira semana da campanha será inaugurada a iluminação rosa do Hospital Dr. Hélio Angotti, bem como o prédio da SMS, hoje, a partir das 19 horas. Amanhã, haverá ações educativas sobre prevenção de câncer de mama para adolescentes, no Sesc, a partir das 8h, e à tarde, a partir das 14 horas. Na UMS Abadia ocorrerá pedágio educativo, às 8 horas. E às 14h será realizado um chá da tarde, com palestras informativas às mulheres, apresentação de vídeos demonstrativos, distribuição de preservativos e agendamento de exames Papanicolau, na Unidade de Saúde da Família - USF Lecir Nunes.
O secretário lembra que a Unidade Móvel de Mamografia, que chegou a Uberaba em agosto e no dia 22 de setembro foi a Belo Horizonte para participar da abertura da campanha, com todas as carretas do projeto, retornou à cidade ontem, onde ficará até dia 19 de dezembro. Até o momento, o mutirão de mamografia, que se instalou ao lado do Caism, já realizou cerca de 1.500 exames.