Nos dias 27 e 28 de agosto, Diretoria de Atenção Psicossocial, ligada à Secretaria de Saúde, realiza a Semana da Saúde Mental
Nos dias 27 e 28 de agosto, Diretoria de Atenção Psicossocial, ligada à Secretaria Municipal de Saúde, realiza em Uberaba a Semana da Saúde Mental. O objetivo do encontro é mostrar a reformulação nacional sobre a Rede de Atenção Psicossocial, na qual o município segue as diretrizes do Ministério da Saúde.
Pela programação, na quarta-feira, dia 27, foi realizado o evento “Saúde Mental e Inclusão Social – Uma Construção da Rede de Saúde e a Sociedade: Intervenção e Ocupação do Espaço Urbano”, na Praça Rui Barbosa, das 8h às 15h30. A comunidade pôde assistir a apresentações da bateria da Unidade de Atenção ao Idoso (UAI), do Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi, do grupo Esquizodrama “Espaço Público como Território de Solidariedade”, bem como música e roda de terapia comunitária com as psicólogas Nelma Nice Diniz e Rosana Alckmin.
A população também pôde contar com acesso a serviços como aferição de pressão arterial e glicemia; distribuição de preservativos, testes de DSTs com equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), e oficinas dos CRAS da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) e da Fundação Gregório Baremblitt – Caps Maria Boneca.
Hoje, das 8h às 18h, o Cine Teatro Vera Cruz será palco de debates sobre o tema, com exposição de telas e trabalhos dos alunos da Escola de Artes Odilon Fernandes. Às 9h, abertura oficial contará com a presença do prefeito Paulo Piau, do coordenador de Saúde Mental, Álcool e Drogas do Ministério da Saúde, Roberto Tykanori; da secretária de Desenvolvimento Social, Angela Dib, e do diretor de Atenção Psicossocial, Sérgio Henrique Marçal. “Queremos reforçar a importância da saúde mental na cidade e do trabalho coletivo. Essa semana vai permitir discussões e reflexões com o intuito de melhorar o atendimento”, destaca o secretário de Saúde, Fahim Sawan.
Às 10h, mesa-redonda vai discutir “Política de Saúde Mental e a Rede de Uberaba”. Às 14h, acontecerá a conferência “A loucura ‘bem sucedida’ e a ‘loucura fracassada’”, com a participação especial do médico psiquiatra, psicoterapeuta, professor, pesquisador, analista e interventor institucional Gregório Franklin Baremblitt. Às 16h, encerrará o evento a realização de nova mesa-redonda com o tema “Conjuntura Atual de implantação das Políticas Públicas sobre Drogas”, sob a coordenação da representante do Conselho Regional de Psicologia, Odila Maria Fernandes Braga.