Sete urologistas atenderão, a partir das 8h, um público estimado de 1.500 homens por dia em 12 salas da Unidade Regional de Saúde
Divulgação
Exames são recomendados para todos os homens com mais de 45 anos
Uberaba realizará a campanha especial contra o câncer de próstata. A partir do dia 31 de agosto, a Unidade Regional de Saúde do bairro São Cristóvão, que fica na rua Comendador Gomes, nº 840, irá oferecer orientações e exames à população masculina. Os exames são recomendados para todos os homens com mais de 45 anos. A idade só diminui para 40 anos quando há antecedente familiar de câncer.
De acordo com o secretário de Saúde, Fahim Sawan, a partir das 8h, sete urologistas atenderão um público estimado de 1.500 homens por dia em 12 salas da unidade. Os atendimentos serão destinados ao acolhimento e cadastro dos pacientes, coleta de sangue e o exame de toque prostático. “Já estávamos programando esses atendimentos, porque os homens precisam cuidar mais da própria saúde e, mesmo que ainda exista certo preconceito, temos que entender que nada paga a nossa vida e o nosso bem-estar”, destaca o secretário.
Levantamento realizado pelo DataSUS, em 2012, revela que em Uberaba existem muito mais homens do que mulheres com idade inferior a 14 anos. Porém, o gráfico se inverte totalmente na faixa de maiores de 50 anos, o que significa que as mulheres vivem mais que os homens. Isto porque de acordo com o Instituto Nacional do Câncer, mais do que qualquer outro tipo, o câncer de próstata é considerado uma doença da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos ocorrem a partir dos 65 anos, em razão dos métodos diagnósticos, pela melhoria na qualidade da informação no País e pelo aumento na expectativa de vida.
No Brasil o câncer de próstata é o segundo tumor mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Em números absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. “Quando falamos de prevenção em câncer, nós estamos estimulando a detecção precoce de tumores que, quando descobertos no início, podem ser curados em mais de 90% dos casos”, alerta o oncologista Délcio Scandiuzzi. (TM)