O Programa Nascendo Bem, que vai redefinir a rede atenção à mulher e à criança, organizando o fluxo de atendimento do pré-natal, parto e puerpério, vai funcionar no Hospital de Clínicas da UFTM e no Mário Palmério Hospital Universitário, da Uniube. E, também, atuará como um braço da Rede Cegonha. Segundo o secretário municipal de Saúde, a articulação de esforços e estruturas municipais, estaduais e federais para permitir o bom atendimento é um dos princípios do SUS.
Ele ressalta que hoje Uberaba faz média de 340 partos por mês. “Estamos empenhados na reorganização da assistência à saúde da mulher, buscando uma postura acolhedora e humanizada diante das necessidades dela. Começar esse projeto é mais uma conquista que vai nos permitir adotar medidas para assegurar a melhoria do acesso, da cobertura e da qualidade do acompanhamento, durante toda a gestação da mulher, e fazendo o pós-parto também”, ressalta o secretário.
Com o Programa, a mulher que estiver com suspeita de gravidez poderá procurar um dos seguintes serviços de saúde: UBS, Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) ou Equipe de Saúde da Família para solicitar exame para a confirmação de gravidez. Caso o resultado seja positivo, será realizada a consulta pré-natal na UBS mais próxima, com médico ginecologista ou médico de PSF. Classificada como alto risco, a gestante será encaminhada para serviço especializado. Após o nascimento, a mãe, o acompanhante e o recém-nascido serão encaminhados para a enfermaria em alojamento conjunto, favorecendo o vínculo familiar.
Após a alta hospitalar, as puérperas serão encaminhas para a Atenção Básica em áreas de abrangência da Equipe Saúde da Família, onde receberão visita do agente comunitário e da enfermeira, que irão avaliar, orientar e realizar as intervenções para manter a saúde da mãe e do bebê.
Durante a visita domiciliar, será realizado agendamento para a realização da primeira consulta do bebê, do teste do pezinho, teste do olhinho, teste da orelhinha, avaliação nutricional, orientação e estímulo ao aleitamento materno e vacinas. As puérperas residentes em áreas descobertas serão orientadas a procurar o serviço de saúde mais próximo.
Até o primeiro ano de vida, o bebê será acompanhado mensalmente pelo enfermeiro e médico da UBS, que vão realizar a avaliação do crescimento e desenvolvimento, orientações sobre higiene, prevenção de doenças típicas da infância, além de atividades educativas de promoção à saúde.