Se voltarmos alguns milhões de anos no tempo, vamos encontrar o que a Ciência considera o melhor regime de condicionamento físico. Trata-se do comportamento de nossos ancestrais caçador-colhedores; eles possuíam movimentos que incluíam curtos surtos de atividades de alta intensidade, sem corridas de longa distância. A Ciência propõe que, se quisermos um melhor condicionamento, temos que imitar esse estilo de atividade.
O seu programa de exercício deve ser desafiador, como era para os nossos ancestrais, mas não deve ser excessivo; ele deve ser combinado com um amplo tempo para a recuperação. Da mesma forma que o excesso de exercício com grande esforço pode danificar o seu coração, a pequena quantidade não será suficiente para trazer benefícios. É preciso encontrar a medida certa!
A boa notícia é que as pesquisas mais recentes mostram que surtos relativamente curtos de exercício intenso, mesmo que realizados em um total de poucos minutos por semana, podem apresentar muitos dos benefícios de saúde e condicionamento que você obtém ao fazer horas de exercícios convencionais.