SAÚDE

Sem cuidados, verão pode se tornar prejudicial aos cabelos

Neste período é importante ressaltar que é possível aproveitar os dias ensolarados na piscina e viajar para praia sem abrir mão dos cuidados

Thassiana Macedo
Publicado em 07/01/2014 às 11:26Atualizado em 19/12/2022 às 09:32
Compartilhar

Reprodução

Médico orienta usar chapéus, lenços e bonés para proteger os cabelos da exposição ao sol

A estação mais quente do ano chegou e com ela as tão esperadas férias e atividades ao ar livre. Neste período é importante ressaltar que é possível aproveitar os dias ensolarados na piscina e viajar para praia sem abrir mão dos cuidados com a saúde de seus cabelos.

O dermatologista Rodrigo Rodrigues Motta explica que é possível curtir o sol e manter seus fios saudáveis e bonitos. “A água do mar e a da piscina agridem os cabelos, pois, além de diminuir o manto gorduroso responsável pela proteção dos fios, fragilizam a cutícula, que é a camada externa dos fios. A consequência dessa diminuição do manto gorduroso e a fragilização da cutícula aumentam a perda de água dos cabelos, resultando em fios ressecados, quebradiços e com pontas duplas. A água da piscina contém cloro e a do mar, altas concentrações de sal, sendo que essas duas substâncias agridem os fios”, destaca.

Para quem pretende curtir o verão mantendo os cabelos bonitos e minimizando os efeitos desta época do ano, o profissional orienta sempre enxaguar os cabelos com água doce após sair do mar e da piscina. “O objetivo é eliminar o excesso de sal ou cloro dos cabelos e evitar que eles continuem agindo nos fios. Nesta época opte por produtos que combinem hidratantes e filtros solares. Produtos à base de silicone também são uma boa pedida antes de se jogar, sem culpa, no mar ou na piscina, pois formam uma barreira protetora no fio”, esclarece Motta.

O médico ressalta que muitas vezes utilizamos máscaras capilares na praia e na piscina com a intenção de proteger os fios, mas ele explica que não é um procedimento indicado, pois muitas vezes seus princípios ativos reagem com o cloro e o sal colaborando para potencializar os danos causados. “Uma vez por semana utilize shampoo anti-resíduos para remover os resquícios de protetores solares, cremes, cloro e sal. Após isso, faça uma hidratação com um produto de qualidade”, indica o dermatologista. Ele ressalta, ainda, que é importante manter uma alimentação saudável, com a ingestão de água e sucos naturais, pois, além de manter o corpo hidratado, eles deixarão seus cabelos mais saudáveis e bonitos.

Durante o verão, o médico orienta usar chapéus, lenços e bonés para proteger os cabelos da exposição ao sol e evitar químicas, chapinhas e secadores. “Não mantenha os cabelos presos, pois isso agride a estrutura dos fios, principalmente se já estiverem ressecados. Depois da temporada de sol, vento, piscina e mar, é importante um bom corte de cabelo para eliminar as pontas danificadas e manter o uso do shampoo anti-resíduos e a hidratação uma vez por semana”, completa Motta.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por