Geralmente, as mães têm dúvidas sobre qual o posicionamento mais adequado para o bebê: deitado ou sentado? E, ainda, se o leite ofertado à criança será suficiente para o seu sustento
A amamentação é uma questão pessoal que ainda envolve as mamães de muitas dúvidas e receios, embora seja uma prática completamente natural. No entanto, a primeira coisa a saber é que a amamentação traz muitos benefícios, pois o leite materno fornece a nutrição ideal para as crianças. Ele tem uma mistura perfeita de vitaminas, proteínas e gordura, ou seja, com tudo o que o bebê precisa para crescer, além do fato de que o leite materno é mais fácil de ser digerido do que o leite artificial.
De acordo com a coordenadora do Serviço de Fonoaudiologia do Mário Palmério Hospital Universitário, Luciana Ávila dos Santos, a amamentação é extremamente importante para o bebê e, também, para a mãe. “Primeiro por conta do vínculo afetivo fundamental para os dois. Em segundo, para o desenvolvimento da saúde geral do bebê, é muito mais viável à criança ser amamentada no peito do receber complementação com mamadeira e leite artificial. A forma mais fácil que se tem de trazer uma saúde mais eficaz ao bebê é através do leite materno, que é gratuito e totalmente acessível”, esclarece.
Para ela, quanto mais a mãe investir na amamentação como meio de alimentação à criança, de forma exclusiva, até o sexto mês de vida, melhor será o desenvolvimento do bebê nas próximas fases de sua vida. No entanto, o aleitamento ainda envolve dúvidas e dificuldades que podem ser sanadas no Mário Palmério Hospital Universitário, no Banco de Leite Materno, que fica no Caism, no Hospital de Clínicas, entre outras maternidades.
Geralmente, as mães têm dúvidas sobre qual o posicionamento mais adequado para o bebê: deitado ou sentado? E, ainda, se o leite ofertado à criança será suficiente para o seu sustento. “Hoje existem duas posições clássicas, a horizontal e vertical, que chamamos de cavalinho, mas a mãe pode preferir qualquer posição, o ideal é a que o bebê se sentir mais confortável. Outra orientação importante é que o bebê faça a pega correta do seio materno para que não fique abocanhando somente o bico. O ideal é que ele pegue a auréola completa. A alimentação e a hidratação da mamãe também são muito importantes, porque ela perde muita água durante a amamentação. Ela deve procurar evitar o consumo de refrigerantes e de alimentos muito condimentados, que causam cólicas no bebê”, explica a fonoaudióloga.