A UFTM vai promover no dia 22 de fevereiro o 1° Seminário Regional sobre Políticas e Ações de Atenção Integral à Saúde, Assistência e Defesa Social, destinado aos usuários de drogas e familiares, das 13h30 às 17h30, no auditório B do Centro Educacional e Administrativo. O evento visa à implantação do Centro Regional de Referência (CRR) para a formação permanente de profissionais que atuam nas redes de atenção integral à saúde e de assistência social.
Os CRRs estão entre algumas das estratégias de ação do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, instituído pelo governo federal com vistas à prevenção do uso, ao tratamento e à inserção social de usuários e ao enfrentamento do tráfico de entorpecentes. Termo de Cooperação assinado em 2012 entre a Secretraria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) e a UFTM viabiliza a implantação do CRR.
O objetivo do 1° Seminário é discutir as demandas políticas de estruturação, ampliação e fortalecimento da rede regional de serviços de enfrentamento dos problemas decorrentes do uso de drogas na região do Triângulo Mineiro. Além de contar com profissionais, professores e autoridades, o Seminário está aberto à participação da comunidade.
O evento será preparatório para o 2° Seminário do Centro Regional de Referência para a formação permanente dos profissionais que trabalham na área. Esta segunda etapa será realizada no dia 8 de março, das 8h às 12h, no anfiteatro A do CEA. Os inscritos no 2° Seminário vão conhecer e discutir as políticas públicas sobre drogas e por que as pessoas se tornam usuárias, como também vão iniciar cinco cursos de capacitação oferecidos pelo CRR.
Terão preferência para participar dos cursos do CRR os profissionais que trabalham na rede SUS e SUAS dos 27 municípios da área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde em Uberaba.