A sensação de ouvido entupido, conhecida como autofonia, pode acontecer por diversos fatores. Quando se está descendo ou subindo a serra, de carro, e o ouvido entope, ou quando debaixo d’água, no caso de quem pratica mergulho, e tem tal sensação, é comum enfrentar esse problema.
“A situação mais comum é quando estamos mudando de altitude e ocorre a diferença de pressão entre a orelha externa e a média. O corpo leva algum tempo para se acostumar com essa mudança, portanto, se a pressão do ambiente for diferente da que ele estava habituado, ocorre à sensação de ouvido tapado”, diz a otorrinolaringologista Rita de Cássia Guimarães.
Rita comenta que existem outras situações que dão a impressão de ouvido entupido. “Pessoas com apertamento dentário ou bruxismo, pelo deslocamento incorreto da mandíbula, podem sentir o ouvido entupido. Para corrigir esse problema, é preciso fazer avaliação e tratamento odontológico”, explica. O grupo de pessoas que mais sofrem com essa sensação é o de crianças, justamente por características anatômicas que favorecem o entupimento dos ouvidos e dores. “Somam-se ainda alterações nasais, como resfriados, gripes, rinites alérgicas e aumento das adenoides, que geram obstrução nasal, comum nessa idade, o que pode provocar até uma perfuração no tímpano da criança”, alerta a especialista.
O excesso de cerume no canal auditivo externo é outro fator que pode causar a sensação de entupimento nos ouvidos, tampando parcial ou totalmente o conduto. “Às vezes, a quantidade de cerume é normal, mas com a entrada de água ou o uso de hastes flexíveis para higiene das orelhas, ele é empurrado para o fundo, causando entupimento e até dor de ouvido”, esclarece Rita. Neste caso, só existe melhora completa quando o cerume é removido.
Segundo a especialista, antes de as pessoas fazerem mergulhos ou viagens, elas devem adquirir hábitos para manter a saúde dos ouvidos em dia, como tratar resfriados, gripes e rinites e consultar um otorrinolaringologista ao perceber complicações. “Não usar hastes flexíveis nos ouvidos e não tentar remover o cerume por conta própria são atitudes básicas de prevenção. Isso é imprescindível para garantir a saúde auditiva”, conclui Rita Guimarães.