Uberaba sediará o 3º Simpósio Mineiro de Pesquisa e Extensão em Atenção à Saúde, tradicional evento do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). O objetivo, segundo as organizadoras, é proporcionar reflexões críticas de pesquisadores, estudantes, professores e profissionais acerca da produção científica e publicação dos conhecimentos obtidos por pesquisas na saúde.
De acordo com a coordenadora do evento, a professora de Mestrado de Promoção e Proteção à Saúde Humana, Leila Aparecida Pedrosa, o intuito do encontro é divulgar as últimas pesquisas feitas pela comunidade interna e externa da UFTM, com enfoque na saúde; apresentar os cursos de Pós-Graduação e, ainda, desmistificar o que é pesquisador. “Ou seja, nós sabemos que nos países mais desenvolvidos têm pesquisadores à disposição do país e das academias fazendo a intercomunicação de conhecimentos. A nossa instituição se emancipou como universidade em 2005 e, com o resultado dos cursos de pós-graduação pelo projeto Reuni, que incentiva o crescimento das universidades, especialmente federais, nos sentimos muito satisfeitos de chegarmos ao 3º Simpósio de Pesquisa e Extensão, desmistificando o que é pesquisa e abordando temas como o atual ‘Evidências Científicas’. Temos práticas em saúde que só são realizadas com base em evidências”, frisa.
Mestranda em Atenção em Saúde, Cíntia Tavares Carleto explica que o 3º Simpósio Mineiro de Pesquisa e Extensão em Atenção à Saúde tem como tema Evidências Científicas: Pesquisa e Prática em Saúde e será realizado no Centro Educacional e Administrativo (CEA) da UFTM. O evento contará com palestras de renomados profissionais de todo o país. “Uma bibliotecária vai trazer informações de como realizar a busca de evidências científicas, explicando onde conseguir informações de qualidade e que podem ser utilizadas nas pesquisas e depois na prática em saúde”, afirma. Haverá, também, a realização de minicursos e mesas-redondas.
O evento contará, ainda, com a apresentação de trabalhos de Mestrado realizados por pesquisadores em Uberaba, nas áreas de atenção à saúde, ciências fisiológicas, educação física, medicina tropical e infectologia, inovação tecnológica, o profissional de matemática em rede nacional e patologia. Outras informações pelo endereço www.uftm.edu.br/smas ou pelo telefone 3318-5881.