Sociedade Brasileira de Urologia destaca que o câncer de próstata é a neoplasia maligna, termo que designa alterações celulares que acarretam um crescimento...
Sociedade Brasileira de Urologia destaca que o câncer de próstata é a neoplasia maligna, termo que designa alterações celulares que acarretam um crescimento exagerado das células cancerígenas, mais comum entre os homens. Ocorre quando células de uma glândula chamada próstata começam a se multiplicar de forma desordenada.
Geralmente, o câncer de próstata em fase inicial não apresenta sintomas. Alguns pacientes podem, inclusive, nunca ter sintomas. Por isso é fundamental que o homem faça exames de rotina. Quando o tumor cresce, os sintomas mais comuns estão relacionados ao ato de urinar, como urgência, dificuldade e levantar várias vezes à noite para ir ao banheiro. De acordo com a fase do tumor e as características do paciente, o médico poderá definir quais as melhores formas de tratamento. Nos estágios iniciais da doença (tumores localizados e localmente avançados) a prostatectomia radical é indicação ouro. Consiste em uma cirurgia para a retirada da próstata e apresenta altos índices de cura.
A abertura oficial da Campanha Novembro Azul ocorreu hoje, com palestra do médico urologista Sérgio Anacleto Silva, sobre “O Papel da Próstata na Saúde do Homem”. O Dia D da Campanha de Prevenção ao Câncer de Próstata acontecerá no dia 24 (sábado), com exames de próstata para homens com idade entre 45 e 69 anos que realizaram exame há mais de um ano. Os exames serão agendados na UBS mais próxima da residência e realizados na URS Boa Vista, na rua Adilson Rezende Facure, nº 250; na URS São Cristóvão, localizada na rua Comendador Gomes, nº 840, e na URS Mercês, na praça Augusto Lemp, nº 750. (TM)