SAÚDE

SRS não descarta epidemia de dengue tipo 4 na região

O último LIRAa realizado na cidade detectou a presença do mosquito no nível 3,4%, elevando Uberaba para o estado de alerta

Publicado em 02/02/2012 às 11:15Atualizado em 17/12/2022 às 08:06
Compartilhar

Paulo Cezar alerta para a possibilidade de o vírus tipo 4 da dengue chegar a Uberaba durante o carnaval

Após surgir em território paulista na região de São José do Rio Preto, norte do Estado, no primeiro semestre do ano passado, o tipo quatro da dengue chegou agora à cidade de Serrana, na região de Ribeirão Preto. O município confirmou, nesta semana, o primeiro caso da doença com esse sorotipo. Assim como ocorreu no caso diagnosticado na cidade de Frutal, em Minas Gerais, este também é tratado pela Secretaria de Saúde da cidade como “importado” do Piauí. No entanto, a reportagem procurou a Superintendência Regional de Saúde em Uberaba (SRS), que não descarta a possibilidade de haver uma epidemia do novo tipo de dengue na região do Triângulo Mineiro.

De acordo com Paulo Cezar de Souza, autoridade sanitária e referência técnica em Dengue da SRS, se acontecer de o vírus entrar na região, há condições propícias para uma possível nova epidemia de dengue na cidade. “Porque temos aqui a presença do vetor, que no último LIRAa (Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti) foi de 3,4%, elevando esta cidade para o estado de alerta”, destaca.

O especialista explica que existe a possibilidade de o novo vírus chegar a Uberaba este ano, pois o município recebe pessoas de vários locais do país. “Recentemente, o Rio de Janeiro também isolou o vírus tipo 4. Outro fator importante é que temos a presença do vetor em todos os bairros da cidade. Além disso, temos agora também o carnaval, que é um verdadeiro disseminador do vírus”, alerta Paulo Cezar.

Quanto ao monitoramento de casos, o técnico em Dengue ressalta que a única maneira de realizá-lo é via laboratorial e de forma oportuna. “Para isto devemos aprimorar a investigação, garantindo a notificação e daí tentarmos fazer o isolamento viral. A SRS Uberaba, através do Laboratório Regional de Saúde Pública, faz este monitoramento do vírus e coordena, acompanha e capacita os municípios. Além disso, acompanha os trabalhos de controle vetorial de todos os 27 municípios da regional, repassando inseticidas, tecnologias, capacitações e supervisão, alem de material de divulgação”, frisa Souza.

Como referência técnica em Dengue, Paulo Cezar Souza afirma que a Superitendência de Saúde e o município estão preparados para a possibilidade de uma epidemia na região, mas continua cabendo à população evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença, através da limpeza de calhas, caixas d’água, quintais, vasos de plantas, bebedouros de animais etc.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por