SAÚDE

SUS investirá mais R$ 44 milhões em oferta de órteses e próteses

Ministério da Saúde acaba de divulgar que irá reajustar cerca de 150 procedimentos cirúrgicos para o atendimento a...

Publicado em 20/11/2012 às 17:49Atualizado em 19/12/2022 às 16:12
Compartilhar

Ministério da Saúde acaba de divulgar que irá reajustar cerca de 150 procedimentos cirúrgicos para o atendimento a vítimas de acidentes e violências com a oferta de órteses, próteses e materiais especiais. No total, estados e municípios terão R$ 44 milhões a mais para aplicar nestes procedimentos. A medida foi anunciada pelo secretário nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães, durante o 44º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, em Salvador (BA).

A verba pode chegar a Uberaba em boa hora, já que o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) prevê o aumento de leitos na área de ortopedia até o início do próximo ano, no intuito de desafogar a Unidade do Pronto Socorro da instituição. “O Hospital da Mulher concretizou sua transferência para a antiga Clínica Civil e hoje somos 100% SUS. Isso abriu possibilidade para aumentarmos em quase 50% a capacidade do setor de ortopedia, que é o de maior demanda da região. Devemos passar, até fevereiro ou março de 2013, de 280 para 330 leitos. O que precisamos agora é ampliar a área física”, ressalta o superintendente Luiz Antonio Pertili Rodrigues de Resende.

O superintendente destaca, ainda, que, além da ampliação do setor de ortopedia, está prevista a criação da Unidade de Trauma. Luiz Pertili afirma que a carência por leitos de trauma é grande, principalmente pelo fato de o Hospital de Clínicas receber acidentados e vítimas de fraturas de Uberaba e outros 26 municípios da região. O médico esclarece que o hospital está reformando uma área que será ligada ao serviço de neurocirurgia com a criação de 10 novos leitos para UTI. “Tanto para pacientes com AVC, trauma cranioencefálico e cirurgias neurológicas. Isso vai nos dar possibilidade de implantar plenamente ainda o protocolo do cuidado do AVC. O hospital já adquiriu 65 novos ventiladores pulmonares e ganhamos 230 camas eletrônicas de CTI”, completa.

Nos próximos dias, o governo federal reforçará a chamada Linha de Cuidado ao Trauma na Rede de Urgência e Emergência no Sistema Único de Saúde. Uma rede de atendimento que organiza a assistência para pacientes do SUS e da rede conveniada. O secretário Helvécio explicou que as justificativas para a criação da Linha de Cuidado ao Trauma foram os acidentes de trânsito, especialmente os de motocicletas; a violência, e o envelhecimento da população. Essa ação incluirá, ainda, a criação de Centros de Traumas, cujos critérios de elegibilidade dos estabelecimentos de saúde ainda serão divulgados pelo Ministério, também por meio de portaria.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por