SAÚDE

SUS tem prazo para reforçar tratamento de AVC inquêmico

Sistema Único de Saúde vai fornecer o medicamento trombolítico Alteplase gratuitamente em toda a rede pública para reduzir a mortalidade

Publicado em 26/02/2012 às 04:32Atualizado em 17/12/2022 às 08:33
Compartilhar

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, em 2011, cerca de 150 pessoas foram a óbito em Uberaba devido às complicações de acidente vascular cerebral (AVC). Ainda de acordo com o Departamento de Epidemiologia, a faixa etária mais acometida pela doença é a partir de 60 anos e especialmente a população masculina. Agora, uma liminar da Justiça Federal em São Paulo determinou que o Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país passe a reforçar o tratamento do AVC isquêmico, oferecendo gratuitamente o medicamento trombolítico Alteplase.

No Brasil, os números são ainda mais assustadores, já que o AVC é a primeira causa de morte no País. Entre as doenças cardiovasculares, o AVC representa em torno de 1/3 das mortes, principalmente em camadas sociais mais pobres e entre os mais idosos. Além disso, é a principal causa de incapacidade em todo o mundo. O SUS tem prazo de 30 dias para fornecer em toda a rede pública de saúde o Ateplase, a única droga aprovada no Brasil para o tratamento do acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico. A decisão, assinada pela juíza federal Tânia Regina Marangoni, tem abrangência nacional e foi concedida com base na “exaustiva comprovação de que o medicamento pode beneficiar o tratamento do AVC, salvando vidas”.

Para o cardiologista, especialista em cardiologia invasiva em Uberaba, Fernando De Martino, a decisão irá gerar um grande impacto no tratamento da doença no país, já que ele é responsável por reduzir em mais de 50% a ocorrência de sequelas graves em pacientes que sofrem derrames. “O benefício que esse medicamento irá trazer para a população é imensurável, porque no Brasil ainda não existe outro tratamento de sucesso. Isto porque o Ateplase dissolve o trombo e o coágulo. Quando o paciente tem uma placa de gordura e ela se rompe, ocorre uma formação de coágulo que causa a isquemia, seja ela no coração, causando o infarto, ou no cérebro, o AVC. Esse remédio quebrará o coágulo, fazendo com que o fluxo de sangue se restabeleça. Isso diminui a quantidade de necroses e isquemias, por exemplo. Quanto mais precoce se abre a artéria entupida, menos sequelas neurológicas o paciente terá em decorrência do AVC”, revela o médico.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por