Depois de mais de 70 pessoas morrerem de meningite na Bahia, este ano, é a vez da cidade de Ouro Branco, a quase 600 ...
Depois de mais de 70 pessoas morrerem de meningite na Bahia, este ano, é a vez da cidade de Ouro Branco, a quase 600 quilômetros de Uberaba, enfrentar situação de alerta por conta da suspeita de surto da doença. No dia 14, jovem de 19 anos morreu vítima da doença. Outras 17 pessoas estão internadas em dois hospitais da cidade com sintomas da meningite bacteriana e cerca de 1.200 podem ter sido infectadas. Em Uberaba, a situação é tranquila e não há indícios de aumento da doença, de acordo com a infectologista Danielle Borges.
Entre as diversas variações da doença, a mais preocupante nesta época do ano, em que nos aproximamos do verão, é a meningite do tipo C ou meningite meningocócica. “Transmitida através das gotículas de saliva, é comum que a meningite ocorra especialmente no verão, acometendo mais crianças e adolescentes com baixa imunidade, porque há um aumento do número de transmissão por haver maior proliferação das bactérias. Em Uberaba, tivemos a confirmação de apenas um caso desse tipo, neste ano, o que não caracteriza a possibilidade de ocorrer algum surto”, esclarece.
Danielle Borges Maciel explica que a única maneira de prevenir a doença é através da vacinação, disponível gratuitamente pelo Ministério da Saúde para crianças menores de 2 anos. “Como geralmente ela acontece em surtos, quando surgem vários casos, é preciso preocupar-se e tomar as medidas de precaução aplicando a vacina ou dando uma pequena quantidade de antibiótico a quem teve contato com algum doente. Deve ser o que estão fazendo em Ouro Branco e na Bahia”, frisa. (TM)