O fisioterapeuta Júlio César Sousa Ribeiro explica que antes de se propor a cirurgia é preciso primeiro tentar o tratamento conservador. Trata-se de medicação associada com a fisioterapia e técnicas afins como a acupuntura, por exemplo. No entanto, dentro da fisioterapia existe uma infinidade de procedimentos, dos mais simples aos mais complexos.
“Ultrassom, eletroestimulação e termoterapia são muito usados nas clínicas, mas tem ação limitada, ou seja, tem efeito de aliviar a dor por algum tempo, mas não atua diretamente sobre a compressão nervosa provocada pela hérnia de disco. As modalidades mais complexas da fisioterapia, como tração eletrônica, osteopatia, reeducação postural global (RPG), pilates, quiropraxia, dentre outras, atuam sobre a causa mecânica da dor, tendo o potencial de resolver o problema”, esclarece.
Ainda segundo o especialista, dentre as técnicas fisioterapêuticas modernas e atualmente disponibilizadas, destaca-se a Reconstrução Músculo-Articular da Coluna Vertebral (R.M.A da Coluna Vertebral). “É um método que associa a fisioterapia manual à tecnologia de mesas de tração e descompressão e exercícios de estabilização vertebral. O diferencial desta técnica está no uso da tecnologia para promover a descompressão das estruturas intervertebrais da coluna, bem como o fortalecimento específico dos músculos que dão sustentação a ela”, informa o fisioterapeuta, que aplica esse método. (TM)