SAÚDE

Tecnologias aliadas no tratamento estético masculino

Nos EUA, robô escaneia e extrai fios, sem intervenção cirúrgica e os disponibiliza ao médico, apenas para....

Publicado em 19/04/2012 às 10:36Atualizado em 19/12/2022 às 20:08
Compartilhar

Anteriormente, quando o assunto era beleza masculina, homem que era homem se preocupava apenas em fazer a barba, apará-la ou manter as unhas cortadas, roupas alinhadas e perfumadas. Hoje os tempos são outros. Enquanto cresceu consideravelmente o número de mulheres que recorrem aos mais variados tratamentos estéticos, o mesmo fenômeno se produziu em relação aos homens. Nos últimos anos, a mentalidade do homem revolucionou toda a sua imagem e eles passaram a refletir na pele e na imagem a boa saúde interior, demonstrando que também sabem se cuidar.

De acordo com o dermatologista Sandro Furiati, a tecnologia antes considerada o futuro em tratamentos estéticos já está ao alcance de todos. “As técnicas para transplante capilar, por exemplo, estão a cada dia mais apuradas e sofisticadas. Já não é mais novidade que o transplante de cabelo é feito fio a fio e não mais com a colocação de tufos que deixavam o aspecto de ‘cabelo de boneca’. Hoje temos técnicas que dispensam até aquele corte horrível na nuca, pois há aparelhos que extraem os fios a serem implantados um por um. Além disso, existem técnicas que combinam os dois tratamentos, resultando em uma cicatriz menor e em um transplante com maior número de fios. Com isso, conseguimos efeitos estéticos muito melhores”, explica.

O dermatologista esclarece que nos EUA já existe um robô que escaneia e retira quantos fios forem possíveis extrair da área doadora, sem intervenção médica e sem cicatriz, disponibilizando esses fios para o médico, apenas para que ele faça a recolocação no local desejado. “O futuro do transplante será conseguir a clonagem dos fios em laboratório. Essa seria a solução definitiva para a calvície, pois através de um único fio poderemos criar quantos outros fios forem necessários para o preenchimento de toda a área calva”, destaca Furiati.

Outras terapias já existentes são máquinas com capacidade de diminuir gordura localizada sem a necessidade de cirurgia de lipoaspiração. “Elas usam tecnologias de ultrassom de alta potência, misturadas ou não com radiofrequência e/ou luz pulsada. Prometem uma redução de medidas em pacientes com pouca gordura localizada e flacidez de pele. Aparelhos ainda mais recentes usam tecnologias de resfriamento com ultrassom para gordura localizada, que tem feito a cabeça de muitas mulheres e homens. Dependendo do caso, podem ser mais indicados do que a própria lipoaspiração tradicional”, afirma o dermatologista.

Aplicação de procedimentos não é diferente para homens

Em alternativa ao lifting facial, o dermatologista Sandro Furiati destaca o peeling de fenol, técnica que é responsável por permitir um grau de rejuvenescimento facial superior e muito mais natural em comparação ao lifting cirúgico. “Existem terapias tradicionais, como o uso de toxina botulínica, que não é tão nova assim, cujo método de aplicação mudou muito nos últimos tempos. Antigamente, era bonito paralisar todo o rosto, deixando-o sem rugas ou sem expressão. Isso mudou, especialmente para homens”, explica o médico.

Furiati afirma que, antes, a recomendação era de que se usasse muito mais produto nos homens do que o utilizado nas mulheres, devido à sua musculatura mais forte. No entanto, o dermatologista destaca que hoje um homem que fica sem rugas e sem expressão perde muito de sua característica masculina. “Então, hoje, apesar de alguns produtos fazerem parte há bastante tempo do nosso arsenal terapêutico, os conceitos e os modos de aplicação dos mesmos mudaram”, completa Sandro Furiati. (TM)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por