SAÚDE

Temporada de festas pede sorriso saudável, afirma cirurgião-dentista

Faltam pouco mais de duas semanas para as viagens e comemorações de Natal e ano-novo. Época ideal para...

Publicado em 10/12/2012 às 10:01Atualizado em 19/12/2022 às 15:51
Compartilhar

Faltam pouco mais de duas semanas para as viagens e comemorações de Natal e ano-novo. Época ideal para renovar os álbuns de fotografia, seja virtual ou não. Para isso não apenas as roupas e o corpo precisam estar impecáveis para aparecer bem nas imagens. É preciso que o sorriso esteja saudável e bonito para as boas recordações.

De acordo com o cirurgião-dentista Adilson Maeda, fazem parte da estética facial o formato dos olhos, o tamanho do nariz e a forma dos lábios, aspectos que compõem um rosto formoso, juntamente com o sorriso bonito, daí a importância de procurar o dentista, a fim de promover a melhora e a recuperação dos dentes. O especialista em estética facial destaca que, para isso, é preciso que haja a presença de todos os dentes, que eles tenham aspecto de limpeza e saúde.

Com o passar do tempo, a má higienização pode ocasionar doenças gengivais e até mesmo a perda dos dentes. Por vergonha, muitas pessoas passam a sorrir menos e deixam de conquistar melhores trabalhos, relacionamentos e recordações por estarem com a autoestima abalada. A falha na dentição ainda pode ser a causa de outros problemas, como a mastigação errada, dores de cabeça e até na coluna, por exemplo.

Além da reposição de dentes com os implantes provisórios e permanentes cada vez mais modernos e a recuperação da dentição até mesmo com técnica que permite o enxerto ósseo, o cirurgião Maeda destaca o clareamento como tratamento importante para a reabilitação do sorriso. “Temos dois tipos de procediment o caseiro, em que a pessoa usa noturnamente e por um período que vai ser acompanhado pelo dentista, e o clareamento feito direto no consultório, que leva cerca de duas horas e a pessoa já sai com os dentes clareados”, destaca o cirurgião-dentista.

É importante lembrar que o dente pode voltar a escurecer, mas nunca como antes. Após um ou dois anos, pode haver necessidade de manutenção, que é feita em duas ou três noites. Para impedir o escurecimento, evite fumar, tomar café, chá, vinho ou refrigerante em excesso sem escovar os dentes. O ideal no clareamento dental em fumantes é que o paciente interrompa o hábito antes do clareamento e não retorne a fumar. É uma situação difícil, mas o dentista tem a obrigação de alertar sobre os malefícios do fumo e das consequências para o dente e a cavidade bucal. Quem fuma poucos cigarros por dia pode optar pelo clareamento caseiro, entretanto, deve utilizar a moldeira quando fumar, para proteger o dente em clareamento, que no momento está muito mais suscetível a manchas de origem externa.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por