A técnica é focada na estimulação dos músculos corporais através da massagem, capaz de liberar o corpo de cargas energéticas que causam desconforto, dor e o estresse
A lista de sintomas do estresse é enorme. Nela entram nervosismo, insônia, sensação de angústia, problemas que também provocam gastrites e úlceras, caspa e quedas de cabelo e recorrência de infecções, além de perda da concentração. Fato é que é difícil não ter algo no dia-a-dia que nos ofereça ambiente propício para o estresse. A rotina complicada com cobranças profissionais associadas às responsabilidades domésticas e familiares tem levado cada vez mais pessoas a procurar por alternativas antiestresse. Entre elas estão as massagens, que, além de proporcionar relaxamento corporal, conseguem promover diversos outros benefícios à saúde. Para a terapeuta corporal Joelma Alckimin, o primeiro passo para solucionar a questão é perceber os sintomas que indicam o nível do estresse e encontrar a melhor maneira de atingir o equilíbrio. “É importante saber que a massagem, além de efeito estético fantástico, corrige os desequilíbrios energéticos do corpo, proporcionando maior consciência corporal, o que leva a pessoa a uma autodescoberta fundamental”.
A técnica é focada na estimulação dos músculos corporais, que ficam mais soltos e leves. A especialista destaca que, com isso, é possível liberar cargas energéticas que causam desconforto e estresse. “Ou seja, aquela sensação de cansaço e peso some. Pode-se ainda associar nas sessões de massagem uma respiração correta, o que favorecerá o aumento do relaxamento muscular a qualquer hora do dia”, frisa Joelma. No entanto, esse relaxamento só acontece associado a uma respiração correta que deve ser aprendida e praticada ao longo do dia, pois quando incorreta é responsável pela concentração das tensões e dores em alguns locais do corpo. “Quando se cria o hábito da massagem, como autoconhecimento, o cérebro reconhece esse momento como algo positivo e, a cada sessão, você consegue benefícios maiores, saindo inclusive dos condicionamentos do dia a dia”.
Outro benefício comprovado dentro da massagem, segundo a terapeuta corporal, é o poder do toque. “O ser humano pode passar a vida toda cego, surdo e completamente desprovido do sentido do olfato ou paladar, mas não poderá sobreviver sem ser tocado, sem as funções desempenhadas pela pele, sem contar os benefícios circulatórios”, finaliza.
Aliada a uma alimentação à base de vitaminas, como frutas, minerais, como magnésio, além de alimentos que contêm ômega-3, como peixes, e aminoácidos, a massagem revitaliza todo o organismo. É importante, ainda, adotar uma qualidade de vida, procurando entender as causas do estresse através de uma autocrítica e reduzindo o consumo de substâncias excitantes, como tabaco, café ou álcool.