SAÚDE

Teste do Pezinho detecta seis doenças no recém-nascido

Também conhecido como triagem neonatal, o exame permite detectar, logo após o nascimento, doenças graves que podem afetar a saúde dos bebês, como a fenilcetonúria

Thassiana Macedo
Publicado em 13/06/2014 às 22:18Atualizado em 19/12/2022 às 07:19
Compartilhar

Em junho é celebrado o Dia Nacional do Teste do Pezinho. Também conhecido como triagem neonatal, o exame permite detectar, logo após o nascimento, doenças graves que podem afetar a saúde dos bebês, como a fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme e outras hemoglobinopatias, fibrose cística, deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita. Em Minas, entre 1993 e maio de 2014, mais de 5 milhões de bebês passaram pelo exame. No período de janeiro a dezembro de 2013 foram triadas 231.710 crianças em 2.410 Postos de Coleta, distribuídos em todos os municípios do nosso Estado.

Em Uberaba, segundo dados levantados junto à Secretaria Municipal de Saúde, entre 3.499 exames realizados em 2012, seis tiveram resultado positivo para algumas das doenças. Três crianças foram diagnosticadas com doença falciforme e outras três apresentaram hipotireoidismo congênito. No ano passado, 3.500 bebês passaram pelo teste do pezinho, dentre os quais oito acusaram positividade, sendo três crianças com doença falciforme, três com hipotireoidismo congênito, uma com fibrose cística e uma com deficiência de biotinidase.

Este ano, de janeiro a maio, 1.658 crianças já passaram pelo exame fundamental para a triagem neonatal. Destas, apenas um caso de fenilcetonúria foi diagnosticado. O Programa Estadual de Triagem Neonatal de Minas Gerais identifica hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, doença falciforme, fibrose cística, sendo que somente a partir de maio de 2013 é que foram incluídas também a hiperplasia adrenal congênita e a deficiência de biotinidase.

A Triagem Neonatal visa, através da realização de testes e diagnósticos, a fazer a busca ativa de crianças diagnosticadas e encaminhá-las para tratamento e acompanhamento periódico. Segundo a referência técnica de Triagem Neonatal da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Maria Elice Nery Procópio, o exame é de grande importância para a saúde do recém-nascido. “O teste garante o acesso dos bebês às ações integrais, tendo como foco a prevenção da doença e a promoção da saúde, com tratamento e acompanhamento permanente das pessoas com doenças previstas no Programa Nacional de Triagem Neonatal e oferta de cuidado integral e multiprofissional, visando a reduzir a mortalidade infantil e melhorar a qualidade de vida. O serviço de referência no estado de Minas Gerais para a realização do teste do pezinho é o Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico da Faculdade de Medicina da UFMG (Nupad)”, explica Maria Elice.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por