SAÚDE

Tratamento com ácido hialurônico é menos invasivo para osteoartrite

O ácido hialurônico injetado no tratamento possui propriedades fisioquímicas e biológicas ideais e atua principalmente na proliferação e migração celular e no processo inflamatório

Thassiana Macedo
Publicado em 09/01/2014 às 11:24Atualizado em 19/12/2022 às 09:30
Compartilhar

Jairo Chagas

José Fábio Lana explica que a técnica alivia dor e sintomas da osteoartrite e inibe a degeneração da cartilagem

Toda articulação possui um líquido transparente e viscoso responsável por lubrificar e permitir o movimento suave entre as estruturas ósseas. Em joelhos com osteoartrite, por exemplo, esse lubrificante natural, conhecido como líquido sinovial, apresenta elasticidade e viscosidade muito menores em relação a articulações saudáveis. A diminuição dessas propriedades altera a força de transmissão mecânica à cartilagem do joelho, reduzindo a resistência a traumas e ao desgaste. No entanto, hoje a medicina oferece tratamentos cada vez menos invasivos, em substituição às cirurgias.

De acordo com o ortopedista José Fábio Lana, o principal componente do líquido sinovial é o hialuronato ou ácido hialurônico (AH), cujas propriedades viscoelásticas dão à articulação a capacidade de absorção de choque e de lubrificação, assim como o óleo lubrificante em uma engrenagem. “Pacientes com osteoartrite apresentam menor concentração desse componente nas articulações, além de alteração na sua estrutura, o que resulta no surgimento de sintomas como dor articular e limitação de movimentos. A partir disso, diversos estudos vêm apresentando resultados satisfatórios com tratamentos baseados no uso de biomateriais para viscossuplementação. Um exemplo é a injeção articular de ácido hialurônico ou de seus derivados na tentativa de recuperar a viscoelasticidade do líquido sinovial”, explica.

O médico destaca que o ácido hialurônico injetado nesse tipo de tratamento possui propriedades fisioquímicas e biológicas ideais e atua principalmente na proliferação e migração celular, no equilíbrio do processo inflamatório e na expressão gênica. “Assim, a viscossuplementação não só alivia a dor e os demais sintomas da osteoartrite como também pode inibir a degeneração da cartilagem articular, já que estimula a formação de nova cartilagem e limpa a articulação, evitando a ação degenerativa de radicais livres. Há décadas a injeção articular do ácido hialurônico para tratamento da osteoartrite é estudada e os resultados promissores têm tornado essa técnica comum na ortopedia e em outras áreas médicas”, frisa.

José Fábio Lana ressalta que, atualmente, há estudos comparando pacientes com osteoartrite tratados com ácido hialurônico a não tratados com a técnica, que demonstram recuperação das propriedades fisioquímicas do líquido sinovial, melhora significativa da dor, recuperação da amplitude de movimentos e aumento da qualidade de vida após a aplicação do ácido hialurônico. “Dados científicos mostram, ainda, que os resultados alcançados com a viscossuplementação são superiores aos tratamentos tradicionais que envolvem o uso de anti-inflamatórios”, completa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por