Conforme dados da Secretaria de Saúde, número de notificações novas de infecção pelo vírus HIV, causador da Aids, registrados em Uberaba em 2014 sofreu queda em relação a 2013
Conforme dados da Secretaria de Saúde Municipal, o número de notificações novas de infecção pelo vírus HIV, causador da Aids, registrados em Uberaba em 2014 sofreu queda em relação ao mesmo período de 2013. De cerca de 3.500 pessoas que já fizeram o exame pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) este ano, foram diagnosticados 12 casos, enquanto no ano passado houve registro de 23 exames positivos. Hoje, 1.030 pacientes realizam acompanhamento para a prevenção e o controle de doenças oportunistas, bem como recebem toda a medicação gratuitamente, através do Sistema Único de Saúde (SUS).
O CTA oferece dois tipos de exames de diagnósticos, sendo o teste rápido de HIV, realizado durante eventos, dentro da unidade móvel do município, cujo resultado é disponibilizado em apenas 15 minutos. Em caso de positivo, a recomendação é fazer o segundo tipo de exame, desta vez na sede do Centro de Testagem. Neste caso, o sangue é colhido e encaminhado para análise, que é concluída em 10 dias úteis. Interessados em saber de sua condição podem procurar o centro a qualquer tempo, e não apenas durante eventos.
O infectologista Alexandre Naime Barbosa lembra que o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV e Aids (Unaids) realizou levantamento que indica que as novas infecções por HIV no Brasil aumentaram 11% entre 2005 e 2013. No ano passado, o país registrou 47% de todos os novos casos contabilizados na América Latina. O médico ressalta que o cálculo do órgão alerta a ocorrência de dez novas infecções por HIV registradas a cada hora.