Pesquisas apontam que a cada 10 mil crianças nascidas, cerca de 30 têm problemas de audição, ou seja, a deficiência auditiva é a doença mais frequente no período neonatal, superando inclusive problemas encontrados pelo teste do pezinho. No entanto, embora o teste da orelhinha seja capaz de detectar perda de audição precocemente, apenas 5% dos recém-nascidos no Brasil têm acesso ao exame gratuito. Hoje, somente o Hospital e Maternidade Beneficência Portuguesa está credenciado no Programa de Triagem Auditiva Neonatal para realizar, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), exame de emissões otoacústicas evocadas, conhecido popularmente como teste da orelhinha.
A fonoaudióloga responsável pelo serviço no município, Cristiane Pereira Furtado, iniciou campanha para orientar pais, profissionais e maternidades de Uberaba e região a encaminhar recém-nascidos à instituição, que realiza gratuitamente o exame. Inicialmente, o hospital foi credenciado para oferecer o serviço de triagem com a cota de 200 procedimentos destinados a Uberaba, Água Comprida, Campo Florido, Conceição das Alagoas, Conquista, Delta, Sacramento e Veríssimo. No entanto, ela destaca que, por ser a única instituição credenciada, a demanda chega a 400 exames por mês.
Segundo Cristiane Pereira Furtado, a maioria das mães de recém-nascidos não sabe que o teste da orelhinha existe, qual a sua finalidade, onde se realiza e que é um direito gratuito de toda criança. “Por isso, além de tornar o teste mais conhecido, a campanha busca fazer com que os pais se sensibilizem sobre os benefícios sociais e a importância da saúde auditiva de seus filhos. Uma vez que o teste da orelhinha encontra-se disponível pelo SUS, é dever dos profissionais da saúde solicitar e questionar aos familiares se o exame já foi realizado”, alerta.
As mães que quiserem realizar os exames devem procurar a recepção do hospital, pelo telefone 3333-2600, e agendar o teste. A fonoaudióloga esclarece que, hoje, bebês que apresentam alguma alteração após a realização de três testes são encaminhados a Uberlândia para passar por outro exame, o BERA triagem, que serve para confirmar o diagnóstico. Porém, conseguir verba para a compra do equipamento e o credenciamento do serviço completo também para Uberaba é a segunda fase desta campanha.