De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), já foram registrados 41 casos, 15 mortes em 2012 e estão sob investigação 46 novos casos e um óbito, enquanto na região, a Superintendência de Saúde revela que o número de óbitos confirmados já chegou a cinco, sendo dois em Uberaba. Com o crescimento no número de casos e mortes por Influenza A (H1N1) nos últimos dias em Minas Gerais, a SES garante que o medicamento Tamiflu 75 mg (fosfato de Oseltamivir), usado no tratamento da doença, deve estar disponível em estoque em todas as unidades de saúde e municípios. Segundo a Superintendência Regional de Saúde (SRS), está previsto para quarta-feira (25) a chegada de medicamentos pedidos pelos municípios, incluindo o Tamiflu.
Segundo o farmacêutico e diretor técnico Guilherme de Paula, coordenador do Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF) de Uberaba, os municípios pedem o Tamiflu dentro do pedido de medicamentos estratégicos que é feito sempre nos primeiros dias do mês, mas como não havia essa pandemia de gripe H1N1 alguns municípios não estavam se programando. “Quando surgiram casos de uns tempos para cá, apenas alguns dos 27 municípios da nossa regional começaram a fazer a sua programação e solicitar o Tamiflu. Os municípios que não solicitaram e estão com demanda de urgência a Superintendência Regional tem um estoque regulador que está disponibilizando para estes municípios. No início do mês, Uberaba fez seu pedido de medicamentos estratégicos e creio que se programou para isso, mas até o medicamento chegar a Regional está abastecendo todos os pedidos”, afirma.
Depois que o Ministério da Saúde autorizou o fornecimento do Tamiflu através da apresentação de receita simples, o coordenador revela que a demanda pelo medicamento cresceu muito na região e por isso, a Superintendência fez mais um pedido de cinco mil comprimidos de Tamiflu na última sexta-feira (20) à Secretaria Estadual de Saúde para manter o estoque regulador abastecido e preparado para as solicitações de urgência. O pedido foi autorizado no mesmo dia e chegou à farmácia nesta segunda-feira (23). Com essa nova remessa emergencial, a SRS possui um estoque de seis mil comprimidos que manterão sob controle o tratamento na região.
Os demais medicamentos permanecem com previsão de chegada para esta quarta-feira.