De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Reabilitação da Coluna (ABRColuna), o fisioterapeuta Helder Montenegro, com o objetivo de reverter o quadro atual
A população mundial vive uma epidemia de dores nas costas. A situação atinge pessoas de ambos os sexos, jovens, adultos ou idosos. No Brasil, por exemplo, as lesões na coluna vertebral são responsáveis por grande parte dos pedidos de aposentadoria, das licenças médicas e dos afastamentos de trabalho. Segundo a pesquisa Dor no Brasil, realizada em regiões metropolitanas do País, pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) e pelo laboratório Pfizer, quando os brasileiros são perguntados sobre as dores físicas que já sentiram na vida, a dor na coluna é a segunda mais citada, ficando atrás apenas da dor de cabeça. Em São Paulo, foi citada por 64% dos entrevistados. Entre 42% dos trabalhadores de diversas áreas, a dor na coluna é a mais prejudicial à profissão.
De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Reabilitação da Coluna (ABRColuna), o fisioterapeuta Helder Montenegro, com o objetivo de reverter o quadro atual e prevenir o desenvolvimento das lesões, a entidade busca realizar em todo o País o Circuito de Prevenção às Dores da Coluna Vertebral. O evento já foi realizado em abril na cidade de Ribeirão Preto e a intenção é trazê-lo para Uberaba. “Na nossa prática clínica, convivemos diariamente com esses pacientes e percebemos que muitos sintomas se manifestam em função da falta de orientação da população, que adota posturas erradas nas atividades do dia a dia, sejam elas profissionais, esportivas ou domésticas”, explica.
No dia 22, Helder Montenegro esteve em Uberaba e formalizou o convite aos fisioterapeutas Júlio César Sousa Ribeiro e Tiago Conti para serem diretores regionais da associação. “E um dos objetivos da ABRColuna regional Uberaba será promover eventos, simpósios e palestras com o objetivo de barrar a epidemia de uma doença chamada hérnia de disco”, ressalta Montenegro. A primeira atividade será o Circuito.
O fisioterapeuta Júlio César Ribeiro, diretor regional da ABRColuna, informa que o circuito está sendo planejado para ter etapas em locais públicos, como parques, praças e em empresas de Uberaba, com datas a serem definidas. “O objetivo é passar orientação e conscientização para o maior número possível de pessoas. Durante os eventos, contaremos com especialistas que poderão solucionar dúvidas e serão distribuídas cartilhas com informações e orientações sobre os maus hábitos posturais do cotidiano. Vamos também explicar à população sobre a importância da atividade física e os tratamentos relacionados à coluna vertebral. A proposta dos eventos é difundir uma vida com qualidade e livre de dores. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 80% da população mundial tem, ou ainda terá, dores nas costas. Por isso, é necessário haver uma mudança de hábitos para se construir uma nova realidade”, completa Ribeiro.