Acaba de ser fundada no anfiteatro da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu) a Federação de...
Acaba de ser fundada no anfiteatro da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu) a Federação de Entidades Sócio-assistenciais do Estado de Minas Gerais (Fedemg). O município sediará a entidade que terá abrangência em todo o Estado com objetivo de dar suporte a entidades sociais e assistenciais, que atualmente lutam para se manter funcionando.
Segundo um dos fundadores da instituição, Felício Costa, a ideia surgiu de discussões e reuniões apoiadas pelo vereador Carlos Alberto de Godoy, com entidades locais, para ouvir suas dificuldades e buscar a elaboração de políticas públicas em prol das pessoas assistidas por essas instituições, sendo que a conclusão foi a necessidade da fundação de federação que conferiria maior representatividade às entidades perante o poder público e a sociedade civil. “São entidades que cuidam de pessoas com deficiência, dependentes químicos, idosos, crianças e grupos de risco social. As entidades trabalham sozinhas. As pessoas que trabalham nessas instituições lutam com paixão, mas não têm conhecimento técnico. A federação vem para poder preencher essa deficiência, para dar formação e ensinar essas pessoas a buscar recursos junto aos governos federal, estadual e municipal”, esclarece Costa.
O fundador destaca ainda que outra prerrogativa da Federação de Entidades Sócio-assistenciais, além de profissionalizar as instituições é, através de seus cerca de 16 diretores de Uberaba e Araxá, dar voz às entidades atuando em defesa de suas causas, expressando suas opiniões e apoiando as melhores diretrizes a serem seguidas nas demandas sociais, de saúde, educação e etc. “Os pontos fortes em que a federação vai atuar serão a questão da inclusão da pessoa com deficiência e também da acessibilidade. Todos nós sabemos que vamos ficar idosos um dia e precisaremos que a cidade e os locais públicos sejam acessíveis, o que não acontece hoje”, frisa o porta-voz da federação recém-criada.
Para isso, Felício Costa afirma que o intuito é promover congressos, seminários e atividades de educação e apoio para melhorar os serviços já prestados com dificuldade nas instituições, através de parcerias com Secretaria de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e Infraestrutura, por exemplo, mas também com empresas privadas que tenham interesse em investir nas entidades e obter isenção no Imposto de Renda. Entre as entidades que já indicaram interesse na participação estão a Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba (Adefu) e Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), entre outras.
A federação também atuará em defesa dos direitos das minorias, fiscalizando o cumprimento de leis que beneficiem as classes em questão e atuando fortemente contra discriminações e violações de direitos. Por enquanto, a federação funcionará em local provisório até que seja possível, por meio de parcerias, oferecer sede própria no município.