De acordo com Daniele Borges Maciel, quanto mais cedo for diagnosticada a doença, mais eficaz será o resultado do tratamento, bem como será menor a transmissão
Infectologista alerta para diagnóstico tardio da tuberculose. De acordo com Daniele Borges Maciel, quanto mais cedo for diagnosticada a doença, mais eficaz será o resultado do tratamento, bem como será menor a transmissão. Entretanto, mesmo com os sintomas da tuberculose, as pessoas estão demorando bastante para procurar uma Unidade de Saúde e casos com complicações vêm aumentando.
“As pessoas devem se preocupar com a tuberculose. Já registrei casos de pacientes em que a doença foi diagnosticada de forma tardia e três dias depois chegaram a falecer. As pessoas estão procurando um médico já com o estágio da doença bastante avançado, e isso vem acontecendo em Uberaba com frequência. Mesmo contando com um centro de atendimento para a tuberculose, com medicação gratuita e o monitoramento total da doença, feito por profissionais capacitados, registramos a demora das pessoas para procurar um centro médico”, explica Daniele.
Sendo assim, é preciso ficar alerta aos sintomas: tosses frequentes há mais de duas semanas, produção de escarro, febre, perda de apetite, cansaço e emagrecimento. As pessoas que tiverem esses sintomas devem procurar um posto de saúde para um diagnóstico. “Se descobrimos a doença no início, é possível tratá-la através de um serviço oferecido pelo Ministério da Saúde”, explica Daniele. Ela ressalta que há casos de tuberculose com complicações que levam a pessoa à morte, quando a procura por tratamento é tardia.