SAÚDE

Uberabenses participam da Travessia dos Fortes no Rio de Janeiro

Gina Maria Rezende Giacoia, José Elias de Rezende Júnior, Oscar José Caetano de Castro, Ismael Antônio Novais Santos e Miguel...

Publicado em 31/03/2012 às 08:51Atualizado em 19/12/2022 às 20:28
Compartilhar

Neste domingo, 1º de abril, acontecerá no Rio de Janeiro a Travessia dos Fortes 2012. São 76 atletas de elite, 23 portadores de necessidades especiais e cerca de 2.400 atletas divididos por faixa etária. Em 10 anos, a Travessia dos Fortes tornou-se a principal maratona aquática do Brasil. São 3.600 metros nas águas da praia de Copacabana. A prova foi criada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e pelo Exército Brasileiro para incentivar jovens à prática da modalidade. A grande novidade deste ano é a participação de seis atletas uberabenses nessa competição, que reúne apaixonados pelo esporte de todo o país.

Gina Maria Rezende Giacoia, José Elias de Rezende Júnior, Oscar José Caetano de Castro, Ismael Antônio Novais Santos e Miguel Loureiro já são praticantes de outros esportes, como em triatlos, por exemplo. Entre eles, José Elias tem no currículo uma maratona de São Silvestre como experiência. Este ano, o paratleta João Carlos Paranhos Nogueira participará pela primeira vez da competição. O grupo conta com orientações do treinador esportivo Daniel Rodrigues da Cunha.

João Carlos destaca que, especificamente para esta competição, vem se preparando há três meses, juntamente com o grupo que treina na represa de Jaguara. Com o apoio do treinador em um caiaque e um GPS, o grupo nada quatro mil metros aos sábados, e ele conta que o esporte mudou sua vida. “Melhora a respiração e a qualidade de vida, e nos sentimos úteis. Como sofri um acidente e adquiri uma deficiência na perna, então fiz tratamento durante muitos anos. Tenho uma doença degenerativa e todo ano perco musculatura e osso, mas o esporte me faz ter um olhar diferente da vida, de que quero buscar algo, de que sou uma pessoa normal e não importa a minha deficiência. Isso porque o esporte traz essa condição de nos deixar no mesmo nível de uma pessoa ‘normal’, em que sempre buscamos ultrapassar nossos limites”, revela o paratleta de 41 anos.

O esportista afirma, ainda, que o impacto social, psicológico e na coordenação motora são muito importantes, ainda mais para ele, que pretende vencer outros desafios após a competição da Travessia dos Fortes. “Tenho o Circuito Caixa para fazer em maio. Vai ser em Brasília e lá conseguimos o tempo de classificação para o brasileiro. O mais importante para mim é o brasileiro, mas pelo menos por enquanto, devo me tornar um nadador de maratona”, encerra. (TM)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por