SAÚDE

UFTM realiza Campanha de Combate ao Câncer de Pele

Estão programados ações educativas e mutirão de atendimento dermatológico associado à orientação sobre a doença

Thassiana Macedo
Publicado em 18/11/2013 às 11:28Atualizado em 17/12/2022 às 09:38
Compartilhar

De 18 a 30 deste mês, a Liga Uberabense Acadêmica de Oncologia (Luao), em parceria com a Liga de Cirurgia Plástica e Dermatologia (LCPD) e o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), realiza a 4ª edição da Campanha de Combate ao Câncer de Pele. Por isso, estão programados ações educativas e mutirão de atendimento dermatológico associado à orientação sobre a doença.

De acordo com a coordenadora da Liga de Oncologia, a acadêmica Priscila Muniz Gonçalves, ao longo das duas semanas ocorrerão atividades educativas nas salas de espera do Ambulatório Maria da Glória (AMG). “Na ocasião, membros e coordenadores de ambas as Ligas vão conscientizar a população sobre a importância do conhecer o câncer de pele e apresentar noções básicas do reconhecimento de lesões potencialmente malignas. No dia 30, será realizado o mutirão de atendimentos médicos visando à detecção precoce de lesões neoplásicas e pré-neoplásicas. Para isso, contamos anualmente com o apoio de médicos dermatologistas e cirurgiões plásticos. O mutirão ocorrerá das 8h às 15h e será realizado no Ambulatório de Especialidade da Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba, a Funepu. Neste ano teremos o apoio e a participação da Associação dos Voluntários do Hospital Escola, que terá espaço para a divulgação das atividades realizadas pelo grupo”, explica.

Durante a consulta, os médicos vão avaliar qualquer sinal de pele à procura de lesões malignas, ou seja, câncer de pele, e suspeitas de malignidade. São consideradas lesões de pele suspeitas aquelas que apresentam aspecto assimétrico, uma metade diferente da outra, e lesões com bordas irregulares ou com cor variável, do marrom ao preto. Bem como lesões maiores de 6 milímetros e aquelas que evoluem com o passar do tempo, ou seja, que aumentam de tamanho, sangram, não cicatrizam, coçam, descascam, mudam de forma e cor.

Para receber atendimento médico no mutirão, Priscila ressalta que é necessário que o paciente leve o cartão do

HC-UFTM ou documento de identidade, se não possuir o cartão do hospital. A Funepu fica na avenida Getúlio Guaritá, nº 214, bairro Abadia. (TM)

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por