SAÚDE

UFTM realiza Campanha de Combate ao Câncer de Pele

Estão programados ações educativas e mutirão de atendimento dermatológico associado à orientação sobre a doença

Thassiana Macedo
Publicado em 18/11/2013 às 11:28Atualizado em 17/12/2022 às 09:38
Compartilhar

De 18 a 30 deste mês, a Liga Uberabense Acadêmica de Oncologia (Luao), em parceria com a Liga de Cirurgia Plástica e Dermatologia (LCPD) e o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), realiza a 4ª edição da Campanha de Combate ao Câncer de Pele. Por isso, estão programados ações educativas e mutirão de atendimento dermatológico associado à orientação sobre a doença.

De acordo com a coordenadora da Liga de Oncologia, a acadêmica Priscila Muniz Gonçalves, ao longo das duas semanas ocorrerão atividades educativas nas salas de espera do Ambulatório Maria da Glória (AMG). “Na ocasião, membros e coordenadores de ambas as Ligas vão conscientizar a população sobre a importância do conhecer o câncer de pele e apresentar noções básicas do reconhecimento de lesões potencialmente malignas. No dia 30, será realizado o mutirão de atendimentos médicos visando à detecção precoce de lesões neoplásicas e pré-neoplásicas. Para isso, contamos anualmente com o apoio de médicos dermatologistas e cirurgiões plásticos. O mutirão ocorrerá das 8h às 15h e será realizado no Ambulatório de Especialidade da Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba, a Funepu. Neste ano teremos o apoio e a participação da Associação dos Voluntários do Hospital Escola, que terá espaço para a divulgação das atividades realizadas pelo grupo”, explica.

Durante a consulta, os médicos vão avaliar qualquer sinal de pele à procura de lesões malignas, ou seja, câncer de pele, e suspeitas de malignidade. São consideradas lesões de pele suspeitas aquelas que apresentam aspecto assimétrico, uma metade diferente da outra, e lesões com bordas irregulares ou com cor variável, do marrom ao preto. Bem como lesões maiores de 6 milímetros e aquelas que evoluem com o passar do tempo, ou seja, que aumentam de tamanho, sangram, não cicatrizam, coçam, descascam, mudam de forma e cor.

Para receber atendimento médico no mutirão, Priscila ressalta que é necessário que o paciente leve o cartão do

HC-UFTM ou documento de identidade, se não possuir o cartão do hospital. A Funepu fica na avenida Getúlio Guaritá, nº 214, bairro Abadia. (TM)

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por