Primeiro contato com o álcool começa entre 14 e 15 anos, em razão do efeito mais rápido e dos preços mais acessíveis
Três em cada dez homens brasileiros dirigiram alcoolizados pelo menos uma vez, de acordo com o 2º Levantamento Nacional de Álcool e Drogas, divulgado pela Universidade Federal de São Paulo. A infração de trânsito é bem menos frequente entre mulheres, sendo cerca de 4% do total. No entanto, uma em cada quatro mulheres foi passageira em veículo em que o motorista estava alcoolizado.
O levantamento analisou o comportamento de 1.742 homens e mulheres com idade entre 14 e 25 anos e apontou também que os jovens começam a beber pouco antes dos 15 anos de idade, ou seja, três anos antes da idade permitida para o consumo de bebida alcoólica. O consumo é alto entre os menores de idade: um em cada quatro menores de 18 anos declarou consumir álcool. Considerando todos os entrevistados, metade declarou consumir álcool e um terço disse beber semanalmente.
De acordo com a endocrinologista Fernanda Oliveira Magalhães, o primeiro contato com o álcool começa por volta de 14 anos, tornando-se mais frequente a partir dos 16, quando jovens passam a ir a casas noturnas, festas e até mesmo quando entram na faculdade. “Eles preferem consumir bebidas alcoólicas em razão do efeito mais rápido e dos preços mais acessíveis. Quando o assunto é dependência, o problema fica mais comum entre os 18 e 24 anos, vindo a seguir a fase dos 25 aos 34 anos”, alerta.
A especialista destaca que o consumo a longo prazo do álcool está entre os principais fatores de risco para outras doenças e suas complicações. “Sabemos que um pouco de álcool, ainda que diariamente, pode até ser benéfico e prevenir o infarto e o derrame, por exemplo, mas é pouco. O assustador é que as mulheres estão bebendo mais que os homens, porém, o álcool para a mulher é muito pior. A bebida agride muito mais o organismo dela, porque, em razão do hormônio feminino, a mulher tem uma dificuldade de metabolizar o álcool, por isso ele é muito mais agressivo para a mulher do que para o homem”, revela.
Fernanda esclarece ainda que o recomendado para o homem é no máximo uma cerveja de 600 ml e metade para a mulher, ou uma taça de 300 ml de vinho para o homem e a metade para a mulher, ou ainda duas doses de 50 ml de destilado para o homem e a metade para a mulher.
Outro problema, segundo o levantamento, é que jovens começam a fumar e a beber na mesma idade. O índice de fumantes vem caindo no Brasil, mas pesquisa revela que quase 5% dos menores de idade e 18% dos homens entre 18 e 25 anos ainda fumam. Já a maconha é a droga ilícita mais usada no Brasil. O levantamento informa que 4,8% dos jovens fez uso da substância em 2011. O levantamento também demonstra que 3,4% dos entrevistados fizeram uso de cocaína em 2010 e que o consumo é mais alto entre as mulheres.