SAÚDE

Um terço dos idosos do Brasil cai pelo menos uma vez ao ano

Atenção especial deve ser destinada aos banheiros, um dos locais da casa onde mais ocorrem acidentes com idosos, segundo a Associação Médica Brasileira

Publicado em 10/05/2013 às 09:57Atualizado em 19/12/2022 às 13:08
Compartilhar

Thassiana Macedo

Nas escadas, é preciso boa iluminação, corrimão bilateral, degraus de altura adequada e evitar obstáculos

Números da Comissão de Prevenção de Acidentes Domésticos da Associação Médica Brasileira (AMB) apontam que, em 2009, mais de 330 mil pessoas sofreram algum tipo de acidente doméstico que poderia ter sido previsto e evitado, sendo que a maior parte das vítimas era idosa. Outra estatística diz que, no Brasil, um terço dos idosos cai pelo menos uma vez ao ano e a maioria voltará a cair nos próximos 6 meses.

A geriatra Adriana Braga de Castro Machado alerta que esse tipo de acidente é altamente perigoso para essa população, pois pode ocasionar fraturas e lesões sérias. “Uma série de condições que aumentam o risco de queda fica mais frequente na terceira idade, como lentidão de reflexos relacionados à postura, fraqueza muscular, dificuldades visuais e auditivas, dor articular e até urgência em ir ao banheiro. Outra questão importante é o uso e associações de medicamentos que podem aumentar o risco de queda”.

A especialista ressalta que a maioria das quedas ocorre dentro da própria casa. Para se ter uma ideia, esse índice chega a 70%. “Portanto, na prevenção de quedas, além de medidas gerais, é importante a racionalização da prescrição médica, avaliação periódica da visão e da audição, realização de exercícios físicos para fortalecer os músculos e aumentar a amplitude dos movimentos”, destaca.

Adriana Braga alerta também que é preciso estar atento ainda aos riscos ambientais, como a disposição dos móveis dentro da casa para evitar acidentes com a queda de idosos. “O ideal é evitar pisos escorregadios e irregulares, tapetes ou outros obstáculos no chão, como pequenos objetos, fios soltos ou mesas baixas. Evitar ambientes mal iluminados com a colocação de interruptores em local de fácil acesso, principalmente na beira da cama do idoso. Na escada precisamos de uma boa iluminação e corrimão bilateral, bem como degraus de altura adequada. Na sala, as poltronas e cadeiras devem ter apoio de braço, altura adequada e não ser muito macia, assim como o colchão não pode ser muito mole e a cama deve ter altura adequada”, afirma.

Atenção especial deve ainda ser destinada aos banheiros, um dos locais da casa onde mais ocorrem acidentes com idosos, segundo a Associação Médica Brasileira. “No banheiro devem ser instaladas barras de apoio próximo ao vaso sanitário e dentro do boxe de banho, elevação da altura do assento do vaso, a troca do boxe de vidro por cortinas e cadeira de banho a ser utilizada quando necessário são medidas importantes. Também exigem atenção especial os calçados, que devem ser confortáveis, com solado antiderrapante e sem o uso de salto alto”, completa a geriatra.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por