Foto/Divulgação
Quando se fala em uma boa alimentação, os benefícios vão muito além da manutenção do corpo em forma. Durante o Outubro Rosa, por exemplo, especialistas alertam sobre a importante relação entre alimentação saudável e a prevenção do câncer de mama.
O alerta para esta combinação vem do nutricionista do Sistema Hapvida, Igor Oliveira. Ele fala sobre ingestão de vegetais e frutas, e orienta sobre as formas de consumo destes alimentos. “Aumentar a quantidade deles nas refeições diárias é de extrema importância. Lembre-se: quanto mais colorida for a sua salada, melhores são os resultados nutricionais. Isso vai fazer com que você tenha um consumo adequado de antioxidantes e substâncias com compostos fenólicos, que vão auxiliar na prevenção do câncer. As frutas também são ótimas opções, então consuma pelo menos três porções ao dia, o que também vai fazer com que você aumente a quantidade de antioxidantes”, orienta.
O especialista lembra ainda que a hidratação também é essencial. Para além do simples hábito de beber água ou sucos naturais, outras práticas diárias ajudam na prevenção. “Aumente o consumo de alimentos que ajudam a regular o intestino, como cereais integrais, aveia e o próprio arroz integral. Aliar isso ao consumo de água é o ideal. A água é o principal regulador de todas as funções do metabolismo”, completa o nutricionista.
Aumentar a ingestão de frutas e vegetais ajuda na produção de substâncias naturais que auxiliam na prevenção câncer de mama. (Foto/Freepik)
Oliveira também orienta quanto ao uso de temperos no preparo dos alimentos. Segundo o nutricionista, se bem escolhidos e usados da forma correta, alguns condimentos podem ajudar no processo contínuo de prevenção ao câncer. “Temperos naturais e ervas como o alecrim, orégano e manjericão são alimentos ricos em antioxidantes. Além de auxiliar na prevenção do câncer, melhora também o sabor dos alimentos”, finaliza.
Sobre o Sistema Hapvida
Com mais de 7,1 milhões de clientes, o Sistema Hapvida hoje se posiciona como um dos maiores sistemas de saúde suplementar do Brasil presente em todas as regiões do país, gerando emprego e renda para a sociedade. Fazem parte do Sistema as operadoras do RN Saúde, Medical, Grupo São José Saúde, Grupo Promed além da operadora Hapvida e da healthtech Maida. Atua com mais de 37 mil colaboradores diretos envolvidos na operação, mais de 15 mil médicos e mais de 15 mil dentistas. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos: atualmente são 47 hospitais, 199 clínicas médicas, 47 prontos atendimentos, 172 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial.