SAÚDE

Uma entre 100 pessoas sofre de espondilite, afirma especialista

Reumatologista Carmo de Freitas alerta que o principal sintoma da doença é a dor crônica nas costas, mas ela pode atingir também glúteos e a parte de trás das coxas

Thassiana Macedo
Publicado em 30/08/2013 às 11:09Atualizado em 19/12/2022 às 11:21
Compartilhar

Divulgação

Principal sintoma é a dor nas costas. Uma em cada cem pessoas sofre com a doença

Dor persistente por mais de três meses na região lombar, que surge geralmente ao acordar, mas que melhora ao longo do dia, ou dor nos glúteos e na parte de trás das coxas, podem ser sinais de espondilite anquilosante, doença conhecida por provocar a “postura do esquiador” e que atinge uma em cada 100 pessoas. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), trata-se de um tipo de inflamação que afeta os tecidos conjuntivos, caracterizando-se pela inflamação das articulações da coluna, do quadril, de ombros, entre outras.

O reumatologista Carmo de Freitas explica que as vértebras do paciente com espondilite tendem a se fundir progressivamente. “Elas se soldam formando um único osso da nuca à bacia, impossibilitando a pessoa de realizar os movimentos da coluna”, explica o médico.

A SBR alerta que homens têm três vezes mais chances do que as mulheres de desenvolver a doença, que geralmente surge entre os 20 e 40 anos. Embora não exista cura, o diagnóstico e o tratamento precoces podem estacionar a progressão da doença a fim de manter a mobilidade das articulações e a postura reta.

Carmo de Freitas enfatiza ainda que o importante é iniciar o tratamento precocemente. “Antes, pouco era possível se fazer pelo paciente. Com os novos medicamentos, é possível parar a progressão da doença. Começamos com anti-inflamatórios e, depois, progredimos para injeções que podem custar até R$ 5 mil. Logo nas primeiras doses, o paciente já se sente muito melhor. A boa notícia é que o medicamento é fornecido pelo SUS”, conta o especialista. Fisioterapia, correção postural e exercícios, que devem ser adaptados a cada paciente, também são importantes aliados no tratamento.

Para aliviar a dor e a rigidez provocadas pela doença, a Sociedade Brasileira de Reumatologia recomenda que o portador utilize o calor. Um banho quente após o descanso, uma bolsa de água quente ou um cobertor elétrico, por exemplo, podem ser suficientes. Outra recomendação é quanto à prática regular de exercícios. Segundo especialistas, o propósito dos exercícios é a consciência da postura, especialmente com relação às costas, ombros e quadris. É importante fortalecer os músculos, pois o movimento reduzido, mesmo por um curto período de tempo, enfraquece-os, podendo levar muito tempo para reconstruí-los.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por