SAÚDE

Umidade do ar chega aos 15% em Uberaba e já causa preocupação

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o índice de umidade relativa do ar em Uberaba acabou de atingir os 15%

Thassiana Macedo
Publicado em 27/08/2014 às 19:33Atualizado em 19/12/2022 às 06:15
Compartilhar

O tempo seco ainda predomina em todo o estado de Minas Gerais, bem como em boa parte da região Sudeste. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o índice de umidade relativa do ar em Uberaba acabou de atingir os 15%, valor bem abaixo do mínimo recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O ideal para a saúde humana é que o índice esteja acima dos 60%. Isso significa que os uberabenses estão enfrentando ar seco parecido com o dos desertos.

O problema é que, somado às altas temperaturas, que nos próximos dias podem chegar às máximas de 31ºC a 33ºC, o ar muito seco prejudica a saúde, causando complicações alérgicas e respiratórias, ressecamento da pele, irritação dos olhos e sangramento pelo nariz.

Segundo o pneumologista Hugo Hyung, a principal preocupação neste momento é a de permanecer sempre hidratado, o que vale para homens e mulheres de todas as idades. “As pessoas precisam beber muita água ou muito líquido natural, como água de coco ou sucos de fruta não industrializados. A segunda coisa a se fazer é evitar lugares que possam afetar diretamente a área respiratória, como locais poluídos ou onde tenha muita fumaça. Algumas regiões estão fazendo queimadas, o que afeta muitas pessoas com doenças respiratórias e também aqueles que não têm o problema”, alerta.

O especialista ressalta que, para mantermos a boa saúde e evitar doenças alérgicas e respiratórias, não é adequado fumar. “O umidificador é bem-vindo, desde que a pessoa saiba usá-lo. Não é conveniente e nem adequado as pessoas ficarem em contato 24 horas por dia com o umidificador. O ideal é utilizá-lo em determinadas períodos do dia e apenas algumas horas. Obviamente isso é suficiente para umidificar as vias respiratórias e fazer com que as pessoas se sintam bem melhores do ponto de vista respiratório, evitando ainda que propaguem as doenças mais alérgicas”, afirma.

O pneumologista destaca que o ambiente em que as pessoas convivem deve ser bem ventilado e, de preferência, isento de poeiras. Por isso, é importante manter os locais sempre bem higienizados. “Deixe panos úmidos principalmente dentro do quarto e outro na sala, por exemplo. Bacia com água no canto do quarto também pode ajudar. Essas medidas não resolvem todos os problemas – o melhor ainda é o umidificador –, mas podem ajudar bastante, inclusive associadas ao uso do ventilador não direto para a pessoa”, completa o médico.

As pessoas devem evitar se expor ao sol ou fazer exercícios ao ar livre entre as 10h e 17h, principalmente entre as 14h e 16h, período do dia em que a umidade do ar fica mais baixa. (TM)

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por