As unidades de saúde continuam a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe e o vírus Influenza H1N1. Agora, a ação...
As unidades de saúde continuam a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe e o vírus Influenza H1N1. Agora, a ação consiste na aplicação da segunda dose da vacina contra a gripe em crianças de seis meses até dois anos de idade. Devem fazer o reforço apenas os bebês que foram imunizados pela primeira vez este ano. As Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), Unidades Regionais de Saúde (URS’s) ou o Ambulatório Maria da Glória estão com o serviço disponível, e os pais deverão estar portando a Carteirinha de Vacinação.
Segundo a diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Eliane Lacerda, em Uberaba, as crianças que receberam a primeira dose da vacina contra a gripe devem retornar às unidades nesta segunda etapa. “É necessário um intervalo de 30 dias entre a primeira e a segunda dose. Por isso, as mães devem conferir a data constante no cartão de vacina. Os pais devem levar os filhos para completar o esquema de vacinação porque só assim as crianças estarão efetivamente protegidas contra a gripe”, afirma. Sem a segunda dose nenhuma criança estará realmente protegida contra a gripe comum, a H1N1 e suas complicações, como pneumonia, por exemplo, que levam à internação e podem levar à morte.
De acordo com balanço da Secretaria Municipal de Saúde, ao todo, 3.163 crianças estão neste grupo e 1.937 já completaram o esquema de vacinação infantil. Outras 1.226 ainda devem retornar às unidades para a segunda etapa da imunização contra a gripe. As mães precisam ficar atentas ao cartão, pois é necessário respeitar o intervalo de 30 dias entre as doses. Do público infantil, há ainda 2.082 crianças já vacinadas em 2011, que a partir deste ano receberam a dose única contra a gripe no período da campanha. (TM)