O programa visa a alertar sobre os riscos do diabetes e destacar as maneiras de prevenir e tratar a doença de maneira correta. Teve início em Uberaba um programa ...
Teve início em Uberaba um programa de alerta sobre os riscos do diabetes. O trabalho será desenvolvido durante toda a semana e tem o objetivo de destacar maneiras de prevenir e tratar corretamente a doença.
Aline Dutra, coordenadora da Medicina Preventiva, da Unimed Uberaba conta que, segundo o Ministério da Saúde, 11% da população tem diabetes e 23%, hipertensão. “Temos ainda que alertar sobre a obesidade e as cardiopatias associadas que geram outros riscos, então é fundamental por em prática políticas de responsabilidade social. Por isso montamos um grupo de multiprofissionais para atender os pacientes e ainda fazer prevenção”.
O primeiro encontro aconteceu na Farmácia Unimed. Pessoas de diversas idades participaram das atividades, que incluíram teste
de glicemia e aferição de pressão. Elen Alberto, técnica de enfermagem, conta que é importante aferir a pressão.
“É um procedimento simples, que oferece às pessoas mais conhecimento sobre a saúde pessoal. Assim temos como alertá-las e encaminhá-las ao médico e a outros profissionais, como educadores físicos e nutricionistas”.
“Para mim foi benéfico. Aprendi a reeducar minha alimentação. Os exercícios físicos passaram a fazer parte da minha vida. A equipe é maravilhosa e a gente precisa ter uma vida saudável”, elogia Lilia Assunção, que está há quase dois anos no projeto.
Alimentação saudável e exercícios físicos são aliados contra a doença. “É uma forma de melhorar a qualidade de vida das pessoas. É um investimento para a saúde. Não é apenas bem-estar físico, traz também melhorias emocionais. Mais satisfação em viver”, analisa a educadora física Thaís Silva.
O café da manhã na mesa do evento ilustrava a importância da alimentação saudável. Muitas frutas da estação para começar o dia. “A promoção da saúde é fundamental. A alimentação correta contribui ainda para o controle do peso, da glicemia, do colesterol, da hipertensão.
O ideal é se alimentar de três em três horas. Receitas ricas em fibra, pobres em sódio, além da ingestão de bastante água, são fatores que contribuem”, ensina a nutricionista Danyela Gerolim.
A enfermeira Nayara Araújo dos Reis conversou pessoalmente com as pessoas que participaram da ação. Ela reforçou a importância de se informar sobre o diabetes. “Além de ser uma doença crônica, é um mal silencioso. O acompanhamento minucioso é fundamental, tanto quanto a mudança de hábitos de vida”, finalizou.