SAÚDE

Uso de anabolizantes pode acarretar em tumor no fígado

Para adquirir músculos bonitos leva-se de um a dois anos com alimentação e exercícios, enquanto que com anabolizantes o processo leva três meses

Publicado em 17/05/2013 às 08:49Atualizado em 19/12/2022 às 13:01
Compartilhar

Thassiana Macedo

A busca desenfreada por um corpo musculoso vem levando jovens de todas as idades a atitudes extremas contra a saúde, por exemplo, através do uso de substâncias proibidas pelo Conselho Federal de Medicina sem recomendação ou qualquer orientação médica. A mais recente vítima do mau uso de anabolizantes foi o cantor baiano Netinho, de 46 anos.

O artista, inclusive, chegou a ficar entre a vida e a morte. Internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, ele apresentou leve melhora no fim de semana, mas boletim médico revela que seu estado é grave. O cantor sofreu sangramento no fígado, que pode ter sido causado pelo uso excessivo de anabolizantes e substâncias com fins estéticos.

Carlos Alberto Anaruma, especialista em morfologia com ênfase em anatomia, aponta que são vários os riscos ocasionados pelo uso da droga utilizada atualmente para ganho rápido de massa muscular e que, ao mesmo tempo, pode gerar problemas hepáticos.

“O problema é o uso exagerado de anabolizantes. O excesso vai produzir no corpo da pessoa substâncias indesejáveis, justamente as responsáveis pelos efeitos colaterais também indesejáveis. Entre eles estão o tumor no fígado ou uma doença hepática muito grave, pela qual acredito que o Netinho esteja passando, pois quando fizeram a biopsia no fígado do cantor deu uma hemorragia. Essa doença nada mais é do que a formação de pequenas bolhas no fígado quando a pessoa toma muito anabolizante”, esclarece.

O especialista alerta, ainda, que entre outras lesões comuns relacionadas ao uso de anabolizantes está o rompimento de tendões, como pode ter acontecido com o artista, pelo fato de que o músculo fica mais forte do que o tendão pode suportar e a pessoa acaba desempenhando uma força excessiva que o tendão não consegue aguentar, provocando o rompimento. Isso mostra que todo o excesso vai ser sentido pelo corpo.

Por isso, Carlos Alberto destaca que uma boa alimentação e atividades físicas regulares são suficientes para um corpo bonito e saudável. “Se a pessoa tiver uma alimentação balanceada e seguir uma programação específica de exercícios da maneira correta, com a orientação de um educador físico, ela vai conseguir obter o resultado esperado de hipertrofia muscular e a manutenção de um corpo bonito. Acontece que hoje as pessoas querem obter resultados com pressa. A questão é que, para se adquirir uma massa muscular exuberante, demora de um a dois anos, sendo que com anabolizantes o músculo aparece com três meses. Isso induz a pessoa a pegar um atalho perigoso para ter um resultado mais rápido. É preciso ter paciência, pois é possível ter um resultado muito bom tendo um acompanhamento de um educador físico e de um nutricionista que vai orientar na alimentação, todos os nutrientes necessários para se conseguir o músculo. Ou seja, não precisa usar nenhum tipo de droga, nos alimentos estão a resposta para um corpo musculoso e bonito”, completa.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por