SAÚDE

Uso incorreto de escova de dentes pode causar doenças do coração

Ter uma correta higienização oral é fundamental. Escovar os dentes após as refeições, pelo menos três vezes ao dia, antes de dormir e utilizar o fio dental ajudam a prevenir doenças

Thassiana Macedo
Publicado em 08/01/2014 às 11:29Atualizado em 19/12/2022 às 09:31
Compartilhar

Arquivo

Escovar os dentes regularmente reduz a presença de micro-organismos que podem causar cardiopatias e pneumonias

Ter uma correta higienização oral é fundamental para a saúde. Escovar os dentes após as refeições, pelo menos três vezes ao dia, antes de dormir e utilizar o fio dental ajudam a prevenir doenças nos dentes, língua e gengivas. Porém, muitas pessoas esquecem ou não sabem como cuidar corretamente do principal objeto desse process a escova.

Além de frequentar o consultório odontológico regularmente, nada melhor do que educar crianças desde cedo e adultos sobre a importância de uma boa escovação. O cirurgião dentista Joaquim Carlos de Oliveira Filho orienta sobre a técnica mais eficaz para reduzir doenças bucais. Ele destaca que o ideal é iniciar a escovação pelos últimos dentes de cima, do lado direito e pela superfície interna seguindo até o lado esquerdo, sempre com o movimento de ‘varrer’. “Passe à superfície externa dos dentes, iniciando pelo lado esquerdo e terminando no direito. Ainda do lado direito, escove atrás dos últimos dentes e passe a escovar a superfície mastigatória até o lado esquerdo. Ao chegar do lado esquerdo, escove atrás dos últimos dentes com movimento de vai-vem. Repita todo o processo nos dentes de baixo e não se esqueça de escovar a língua”, orienta.

Para limpeza das regiões entre os dentes, onde a escova não consegue remover os resíduos alimentares e a placa bacteriana, deve ser usado o fio dental. “O fio dental deve ser passado entre todos os dentes, superiores e inferiores, e atrás dos últimos dentes. Os dentes do fundo da boca são, pela maior dificuldade de higienização, os mais atacados por cáries. Para evitá-las, além de remover a placa bacteriana com a escovação e uso de fio dental, e de evitar o consumo frequente de açúcar, pode-se utilizar o flúor que atua fortalecendo os dentes com bochechos diários ou semanais, sempre sob a supervisão do dentista”, frisa Oliveira Filho.

O cuidado com a escova de dentes é imprescindível. É comum deixá-la exposta na pia do banheiro ou em ambientes úmidos, sem qualquer proteção das cerdas. O problema é que, com esse costume, a pessoa pode levar à boca uma quantidade considerável de bactérias. Quando não está protegida adequadamente, as cerdas expostas acumulam micro-organismos lançados no ar, sendo alguns provenientes do vaso sanitário. A lista de doenças causadas por bactérias acumuladas na escova é grande. Periodontite, candidíase, gengivites, cáries e até diarreia. O problema, aparentemente simples, pode agravar ou causar doenças graves, como cardiopatias e pneumonias.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por