Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que 440 mil casos de tuberculose resistente são registrados no mundo todos os anos, além de cerca de 150 mil mortes decorrentes de infecções por superbactérias. Segundo o diretor da Sociedade Brasileira de Infectologia, Marcos Antonio Cyrillo, isto se deve ao uso indiscriminado de medicamentos, sobretudo antibióticos, que aumenta de forma considerável o risco de casos de superbactérias, ou seja, micro-organismos resistentes à maior parte dos tratamentos disponíveis.
“Temos vários germes multirresistentes que podem ser encontrados em qualquer hospital do país. Sabemos que nesses ambientes ficam os pacientes mais graves, justamente os mais sujeitos a adquirir essas infecções. Toda superbactéria é resistente ao tratamento com antibióticos, por conta do uso indiscriminado de medicamentos tanto por parte dos médicos quanto da população”, declara a infectologista Danielle Borges Maciel. Ela ressalta que, fora dos hospitais, a população pode adotar medidas preventivas, como evitar medicação não indicada pelo médico e a higienização correta das mãos, lavando-as com água e sabão ou álcool 70% e mantendo unhas curtas, principalmente quem tem contato com internados em hospitais ou doentes.
Para Marcos Antonio Cyrillo, o uso indiscriminado de antibióticos configura, de certa forma, um problema cultural, já que o profissional de saúde se sente mais seguro ao receitar o medicamento. “Ele acha que está fazendo um bem para o paciente, mas vários fatores precisam ser levados em conta na hora de fazer um programa de prevenção e de orientação para o uso de antibiótico”, reforça. Por isso, na tentativa de conter os casos de superbactéria no Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou que a venda de antibióticos só pode ser feita com a apresentação de duas vias da receita médica. O objetivo, de acordo com a gerente de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde, Magda Machado, é restringir a automedicação, já que uma via fica retida pelo estabelecimento. (TM)