SAÚDE

Usuários de lentes de contato devem ter cuidados especiais

A tecnologia permitiu que muitas pessoas aposentassem os óculos para obter mais conforto visual e estético. No entanto, higiene, poluição, ar seco, cigarro ...

Publicado em 29/04/2013 às 11:17Atualizado em 19/12/2022 às 13:20
Compartilhar

Thassiana Macedo

Usuários de lentes de contato devem ficar atentos aos impactos que o clima seco pode provocar à saúde dos olhos

A tecnologia permitiu que muitas pessoas aposentassem os óculos para obter mais conforto visual e estético. No entanto, higiene, poluição, ar seco, cigarro e indisciplina no uso de lentes de contato comprometem a saúde dos olhos e podem provocar lesões graves na córnea. Lesões irreversíveis e até mesmo a cegueira estão entre as principais consequências do uso incorreto.

O oftalmologista Antônio Carlos Lotelli alerta que o uso indiscriminado de lentes de contato, especialmente as vendidas em óticas sem receita médica, pode causar lesões oculares graves e até irreversíveis. “O uso inadequado da lente pode provocar desde uma conjuntivite, que seria uma situação mais controlável e branda, até lesões graves, como a úlcera de córnea que é a principal e mais danosas lesão que a lente de contato pode provocar. Dependendo da localização, a úlcera pode levar à perda definitiva da visão, e isso requerer um transplante de córnea. Além disso, essa lesão pode se alastrar pelo resto do olho, levando o paciente à perda total e irreversível da visão. Neste caso, nem um transplante de córnea iria resolver o problema. Em casos extremos pode levar até a perda do globo ocular”, destaca.

Em razão desse cenário, o oftalmologista alerta que é fundamental procurar um oftalmologista antes de adquirir uma lente de contato, evitando procurar diretamente as óticas que desconhecem o que é mais indicado clinicamente para cada tipo de pessoa. “Quando a lente é recomendada pelo especialista, ou seja, quando a adaptação é feita corretamente depois que o paciente vai ao oftalmologista, ele vai passar todas as recomendações que a pessoa deve ter com a lente de contato. O que orientamos, por exemplo, é que toda vez que o paciente quiser usar uma lente de contato deve procurar o oftalmologista e adquirir as lentes diretamente do profissional”, informa Antônio Carlos Lotelli.

O especialista alerta que nenhum outro profissional, além do oftalmologista, está preparado e autorizado para indicar e comercializar a lente de contato. Isso vale para lojas na internet, óticas ou farmácias. “O paciente deve adquirir a lente diretamente do oftalmologista, pois só ele tem os conhecimentos necessários para indicar a lente mais adequada para cada tipo de pessoa. Qualquer sensação estranha que a pessoa sinta nos olhos, a primeira coisa a fazer é retirar a lente de contato e procurar o oftalmologista”, completa Lotelli.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por