Thassiana Macedo
Saúde convoca população para a vacinação no outono para que todos estejam seguros no inverno
A menos de uma semana do fim da Campanha de Vacinação contra a Influenza e o H1N1, pouco mais de 78% das faixas de pessoas indicadas pelo Ministério da Saúde foram vacinadas, sendo que a meta é 80%. O total de 47.418 pessoas tomaram a vacina. As faixas que já atingiram as metas foram 31.477 idosos, 3.259 trabalhadores em Saúde e 470 mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério). Crianças, com 4.213 doses aplicadas; gestantes, com 2.234, e doentes crônicos, com 5.762, ainda não chegaram aos 80%. A campanha foi prorrogada até o dia 10 de maio e a expectativa é de vacinar pouco mais de 60 mil pessoas.
Para o secretário de Saúde de Uberaba, Fahim Sawan, os números são bons, mas ainda há grupos que não tiveram suas metas alcançadas.
“É bom saber que já chegamos próximo à meta estipulada pelo Ministério da Saúde, mas precisamos trabalhar para que todas as pessoas sejam vacinadas. É importante não deixar para a última hora”, orienta. Portadores de doenças crônicas devem se vacinar. Basta apresentar receita do médico solicitando a vacina.
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que a vacinação contra os três tipos de vírus Influenza, que provocam a gripe, possuem eficácia de até 90% em pessoas sadias. O alergista e imunologista Antônio Zuliani destaca que a vacinação é muito importante, mas que ainda é envolvida por alguns tabus. “Todos devem seguir esta recomendação. Algumas pessoas têm um pouco de medo da vacina por acreditarem que, na realidade, a dose injetada com os vírus atenuados vai fazê-las ter gripe, mas não é verdade. O que ocorre provavelmente é que as pessoas que tiveram algum tipo de efeito, ou seja, que dizem ter ficado com gripe só depois de tomar a vacina, na verdade já tinham estado em contado e, portanto, não tinham anticorpos prontos para combater a doença. Quem diz que a vacina não funciona está errado, pois na realidade só terá a gripe quem já estava contaminado”, explica.
O imunologista informa que é por isso que o Ministério da Saúde convoca os grupos prioritários para a Campanha Nacional de Vacinação, nesta fase de outono, para que estejam preparados e seguros para a chegada do inverno, época de maior proliferação dos vírus da gripe. Antônio Zuliani ressalta que mesmo as pessoas alérgicas a componentes do ovo devem tomar a vacina. “A Academia Americana de Saúde, assim como nossos institutos de pesquisa, garantem que pessoas com alergia ao ovo não só podem como devem se vacinar para diminuir a gravidade e a mortalidade pelas complicações da doença”, completa.
A vacinação acontece das 8h às 17h em todas as unidades de saúde da cidade, inclusive na zona rural. As Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) não estão vacinando. O Posto Volante, que neste ano fica na rodoviária, também estará vacinando. Os acamados que estão fora da área de abrangência das equipes de Saúde da Família devem agendar o atendimento pelo telefone 3322-7822 na Central de Vacinas e 3331-2713 na Secretaria de Saúde. Qualquer dúvida pode ser sanada também neste telefone ou por e-mail para vacinas@uberabadigital.com.br.