SAÚDE

Vacina contra HPV já imunizou 3.600 meninas de 11 a 13 anos

O HPV, contraído por meio da relação sexual, é o principal responsável pelos casos de câncer de colo de útero, segundo tipo de câncer mais frequente em mulheres, atrás apenas do câncer de mama

Thassiana Macedo
Publicado em 27/03/2014 às 17:40Atualizado em 19/12/2022 às 08:27
Compartilhar

Departamento de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde, divulgou o levantamento das duas semanas da campanha de vacinação contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV). Até o momento, 3.600 meninas de 11 a 13 anos foram imunizadas, em 40 escolas e nove Unidades Matriciais de Saúde (UMSs). Dessas, 1.141 foram vacinadas na primeira semana e 2.459, na segunda semana. Do total, 777 crianças foram vacinadas nas Unidades Matriciais e 1.682, nas escolas. Das adolescentes vacinadas, 862 têm 11 anos; 840, 12 anos, e 757, 13 anos.

A campanha atende as meninas de toda a rede municipal, estadual e particular de ensino e a previsão é de que seis mil crianças sejam vacinadas neste primeiro ano. A vacina é nominal e é necessária a autorização dos pais. O HPV, que é contraído por meio da relação sexual, é o principal vírus responsável pelos casos de câncer de colo de útero nas mulheres e o segundo tipo de câncer mais frequente em mulheres, atrás apenas do câncer de mama. Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, todos os anos morrem, em média, 15 mulheres por câncer do colo de útero em Uberaba.

Para o infectologista Alexandre Naime Barbosa, talvez esta seja uma das mais importantes medidas de saúde pública deste milênio. “Por ano, há quase 5 mil óbitos decorrentes do colo de útero. Em 2013, estima-se que mais de 17 mil mulheres tiveram esse diagnóstico. Portanto, é uma doença com grande número de casos novos e a vacina vem, justamente, prevenir o desenvolvimento do câncer de colo de útero. Essa vacina é quadrivalente, pois previne contra quatro tipos de HPV, sendo o 6, 11, 16 e 18. Dois deles, o 16 e o 18, respondem por 70% dos casos de câncer de colo de útero, responsável atualmente por 95% dos casos de câncer no país, enquanto o 6 e o 11 estão mais ligados às verrugas”, explica.

O médico destaca também que a vacina ainda previne as mulheres contra outros subtipos de vírus, em razão da proteção cruzada. “Essa vacina, então, vai conseguir impedir que, no futuro, as meninas vacinadas desenvolvam essa importante doença, que tem grande impacto na saúde pública”, frisa. Mesmo assim, o infectologista alerta para que as pessoas não deixem de usar o preservativo nas relações sexuais, pois esta medida ainda é a única forma de prevenção contra outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como o vírus HIV e sífilis, e até mesmo a gravidez indesejada.

A vacinação acontece preferencialmente nas escolas, mas, caso alguém perca, poderá remarcá-la nas Unidades Matriciais de Saúde (UMSs), pelo telefone 3322-7822. Sã UMS Álvaro Guarita, situada no Bairro Valim de Melo; Nossa Senhora d’Abadia, que fica no Bairro Abadia; Maria Tereza, no Bairro de Lourdes; Nídia M. Veludo, localizada no Bairro Mercês; Luiz Meneghello, no Volta Grande; George Chirée Jardim, que fica no Bairro Alfredo Freire; UMS Prof. Aluízio Prata, situada no Bairro Elza Amuí; Ézio de Martino, no Boa Vista, e Valdemar Hial Jr., localizada no Bairro Tancredo Neves.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por