SAÚDE

Vacina evita até 95 por cento da forma grave da catapora

Uma dose da vacina contra varicela não foi suficiente para proteger 43% de quase 300 alunos de uma escola de Ensino Fundamental na Filadélfia, nos Estados Unidos, contra um...

Publicado em 06/10/2012 às 10:52Atualizado em 19/12/2022 às 17:01
Compartilhar

 Ali Harmad Char: devem ser vacinadas crianças acima de 12 meses, adolescentes e adultos que nunca tiveram varicela

Uma dose da vacina contra varicela não foi suficiente para proteger 43% de quase 300 alunos de uma escola de Ensino Fundamental na Filadélfia, nos Estados Unidos, contra um surto da doença. Nas crianças não vacinadas, o estrago foi maior: 83% contraíram a doença popularmente conhecida como catapora. Altamente contagiosa, a varicela contamina 90% das pessoas não vacinadas. Isto porque antes de saber que está doente, a pessoa transmite o vírus, já que os sintomas só aparecem entre 10 a 21 dias após o contágio.

Ginecologista e obstetra, o especialista em vacinação Ali Harmad Char explica que o período de maior infecção é durante o final do inverno e início da primavera, que a varicela pode ocasionar sérias complicações, embora seja considerada benigna e comum na infância. “Além disso, a reinfecção é rara, no entanto o vírus permanece latente no organismo e, quando é reativado, surge o Herpes-zóster”. O herpes zoster, conhecido como cobreiro, é uma infecção viral, provocada pelo mesmo vírus da catapora, em que cerca de 10% dos acometidos desenvolvem dores nas fibras nervosas e na pele que podem permanecer por toda a vida.

Harmad Char destaca que, como sintomas, as crianças apresentam febre e mal-estar um ou dois dias antes do início das lesões na pele, que causam coceira. “As lesões aparecem como manchas avermelhadas na cabeça e se espalham pelo corpo, evoluindo para pequenas bolhas cheias de líquido e, finalmente, crostas. Normalmente, as crianças devem ficar afastadas da escola por cinco dias ou até que as lesões estejam em crosta”, explica.

O médico alerta ainda que pessoas de qualquer idade podem contrair a catapora e quanto mais idade, pior.

“A doença é facilmente disseminada através de espirros e tosse, ou através do contato direto com lesões da pele de pacientes infectados. O período de maior transmissão começa 48 horas antes do aparecimento das lesões e vai até o aparecimento das crostas. A varicela evolui com maior número de lesões cutâneas, maior frequência de sintomas sistêmicos e maior taxa de complicações respiratórias e neurológicas em pessoas com mais de 15 anos”, afirma Harmad Char.

Por isso, o especialista explica que a vacinação ainda na infância é fundamental para prevenir a doença e suas complicações. O médico alerta que aquelas pessoas que receberam a vacina tríplice viral não estão protegidas contra o vírus, já que ela só atua contra sarampo, caxumba e rubéola. Atualmente, existe a tetravalente viral, uma vacina mais completa, que protege também contra catapora. “Devem ser vacinadas crianças maiores de 12 meses, adolescentes e adultos que nunca tiveram varicela. Vários estudos demonstram que a vacina tem eficácia de 70% a 90% contra todos os tipos de infecção e de 95% de eficácia contra as formas mais graves”, completa Ali Harmad Char.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por