SAÚDE

Vacinação antes de viagens internacionais

Para você, que está pensando em tirar suas folgas ou férias e viajar, saiba as precauções que devem ser...

Publicado em 09/01/2013 às 09:52Atualizado em 19/12/2022 às 15:23
Compartilhar

Para você, que está pensando em tirar suas folgas ou férias e viajar, saiba as precauções que devem ser tomadas para evitar transtornos na sua viagem. Ter em mãos e atualizado o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) nas viagens para países que exigem o documento garante o sucesso da sua viagem. Por isso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançou nota destacando que brasileiros que pretendem viajar para o exterior precisam estar atentos ao certificado.

Ou seja, cada país exige que o passageiro esteja livre e imunizado para determinadas doenças, sem o certificado em dia, há países que impedem a entrada de estrangeiros, por exemplo, provenientes de regiões com risco de contaminação por febre amarela, como é o caso do Brasil. O ideal é se informar na hora de regularizar o passaporte onde ficam os Centros de Orientação de Viajantes espalhados por todo o Brasil para saber a lista de vacinas necessárias para cada destino.

Mesmo os adultos têm acesso a algumas vacinas gratuitamente oferecidas pelo Sistema Único de Saúde. Segundo a enfermeira Lúcia Vallim, para os adultos as principais recomendações são a vacina contra febre amarela e a antitetânica. “Elas estão disponíveis para

todas as pessoas. Agora, aquelas com faixa etária até 39 anos, precisam tomar também a vacina contra hepatite B. O ideal, principalmente no caso da febre amarela, é que a vacina seja aplicada pelo menos 15 dias antes da viagem, porque ela demora um tempo para produzir os anticorpos responsáveis pela imunidade”, esclarece. A vacina tem validade de dez anos e deve ser administrada novamente até o final desse período.

A enfermeira destaca que, para as crianças, é fundamental que o Cartão de Vacinação esteja em dia independente da época do ano. “O ideal é que ele esteja atualizado e sem nenhuma vacina atrasada. Para as crianças que vão viajar, nesta época é muito importante tomar a vacina que protege contra a meningite meningocócica ou meningite C, mas isso não exclui a importância das outras”, frisa.

Certificado do viajante. A Anvisa disponibiliza um endereço com a localização dos centros de orientação e outras informações para os viajantes internacionais e nacionais: www.anvisa.gov.br/viajante. No Sistema de Informações de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados

(Sispafra), os viajantes podem verificar se o país para o qual estão se deslocando exige apresentação do certificado. (TM)

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por