Manter a erradicação da poliomielite ou paralisia infantil no país e garantir a eliminação do sarampo no país são os objetivos da Campanha Nacional de Vacinação, que terá início no dia 8
Manter a erradicação da poliomielite ou paralisia infantil no Brasil e garantir a eliminação do sarampo no país são os objetivos da Campanha Nacional de Vacinação, que terá início no dia 8 de novembro, sábado. A campanha será realizada até o dia 28 de novembro em mais de 100 mil postos do Sistema Único de Saúde no país, onde a expectativa é de vacinar 11 milhões de crianças. O Ministério da Saúde preconiza como meta a imunização de 95% desse total.
Em Uberaba, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a vacinação acontecerá em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades Matriciais de Saúde (UMSs), sempre das 8h às 17 horas. A imunização contra a paralisia infantil (poliomielite) deve ser feita em crianças a partir de seis meses até quatro anos, 11 meses e 29 dias. A vacina é em dose única, com duas gotas via oral. A previsão é de vacinar 16.790 crianças. Portanto, toda criança nessas faixas etárias deve tomar a vacina, pois se trata de uma dose extra que permite a erradicação da poliomielite. Mesmo que a criança esteja com o calendário completo, essa é uma dose adicional.
Já a vacinação contra sarampo é triviral e destinada a crianças com idade entre um ano e quatro anos, 11 meses e 29 dias. A previsão é de que 14.774 crianças sejam imunizadas. A Secretaria de Saúde orienta os pais para que não se esqueçam de levar o cartão de vacina das crianças no dia da vacinação. Neste ano, serão dois dias “D”, sendo o primeiro neste sábado, 8, e o segundo, no dia 22, também no sábado.
Segundo o Ministério da Saúde, a vacina oral poliomielite (VOP) é segura e são raras as reações associadas ao seu uso nas duas primeiras doses do esquema básico. Quanto à vacina tríplice viral, são poucas as reações como febre ou dor no local da administração, sendo geralmente bem toleradas.
A SMS lembra ainda que a vacinação contra paralisia infantil e sarampo faz parte do calendário de vacinas e acontece durante todo o ano.