SAÚDE

Vídeo do Inmetro ensina uso correto da cadeirinha infantil no automóvel

O uso das cadeirinhas para crianças dentro de veículos é obrigatório no país, desde setembro de 2010. O que, segundo a Agência CNT...

Publicado em 02/02/2012 às 11:18Atualizado em 17/12/2022 às 08:10
Compartilhar

Segundo o instituto, existem cerca de 90 modelos disponíveis no mercado

O uso das cadeirinhas para crianças dentro de veículos é obrigatório no país, desde setembro de 2010. O que, segundo a Agência CNT, tem sido apontado como o principal responsável pela queda na gravidade dos acidentes com esta faixa etária. De acordo com relatório da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o número de mortes de crianças de até sete anos nas estradas brasileiras caiu 41,18% no primeiro semestre do ano passado, em comparação ao mesmo período de 2010. Por conta disso, o Inmetro decidiu elevar ainda mais este número, divulgando um vídeo em que ensina a utilização correta do dispositivo.

Como hoje, segundo o instituto, existem cerca de 90 modelos de cadeirinhas disponíveis no mercado, o vídeo tem como objetivo demonstrar o passo a passo de como instalar as cadeirinhas em veículos. As aulas estão postadas no site You Tube, que permite o acesso gratuito. Desde setembro de 2010 o uso do dispositivo de retenção infantil é obrigatório no país para o transporte de crianças menores de sete anos e meio. E, de acordo com a

Organização Mundial da Saúde (OMS), a utilização correta da cadeirinha reduz em até 70% a possibilidade de morte em acidente automobilístico.

Ainda segundo a Agência CNT, a resolução específica que crianças de até um ano de idade devem usar o bebê conforto ou assento conversível voltados para o vidro traseiro do carro. Para crianças de um a quatro anos de idade, a obrigatoriedade é a utilização da cadeirinha. Dos quatro aos sete anos e meio, a criança deve ser acomodada em um assento de elevação ou booster. A partir dessa idade, fica permitido o uso do cinto de segurança no banco traseiro durante o transporte de crianças e adolescentes, independente da via de trânsito e do tempo de percurso.

Atualmente, quem é responsável pela fiscalização da obediência dessa norma é o Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Vale lembrar que, além de oferecer risco ao transportar uma criança de modo irregular, quem desrespeita a resolução pode pagar multa de R$ 191,54 e perder sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). (TM)

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por