Homens entre 45 e 73 anos que consumiram no mínimo 330 ml de qualquer tipo de refrigerante diariamente estão 40% mais propensos a desenvolver a doença
Estudo realizado por pesquisadores da Suécia indica que homens que consomem uma lata de refrigerante por dia estão expostos a um risco maior de desenvolver câncer de próstata. A pesquisa aplicada em 8 mil homens, com idade entre 45 e 73 anos, realizada na região sul do país, destaca que aqueles que consumiram 330 ml de qualquer tipo da bebida diariamente estão 40% mais propensos a desenvolver a doença.
Os resultados do estudo serão publicados na próxima edição do American Journal of Clinical Nutrition. Segundo o urologista Aparecido Donizeti Agostinho, destaca que a pesquisa durou 15 anos, baseando-se na análise de uma população relativamente grande.
“É um estudo bastante detalhado, que tem sua relevância e vem demonstrando uma associação entre a dieta alimentar e o câncer de próstata. Existe uma relação entre o consumo de açúcar, particularmente o industrializado ou refinado, e o desenvolvimento de câncer em longo prazo”, revela.
O especialista afirma que a principal associação apresentada pela pesquisa foi entre o consumo de refrigerantes e a maior predisposição ao desenvolvimento da doença em homens. “A mensagem que fica deste trabalho de pesquisa é que a pessoa que tem uma alimentação saudável diminui a probabilidade de desenvolver qualquer tipo de câncer em longo prazo, mas isso não vale apenas para o câncer, evita ainda problemas cardiovasculares e uma série de outras doenças que estão associadas àquilo que ingerimos”, esclarece.
Cerca de 25% das mortes por câncer são causadas pela alimentação inadequada e obesidade. Sendo que a alimentação influencia o risco de vários cânceres, como boca, cólon, mama, estômago e esôfago. Porém, a relação entre câncer e fatores alimentares é complexa. Estudos têm demonstrado que frutas, legumes e verduras conferem proteção contra o câncer, principalmente de boca, faringe, laringe, esôfago, estômago, pulmão, pâncreas e próstata. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), frutas, legumes e verduras são alimentos ricos em vitaminas e minerais, excelente fonte de fibras, que ajudam a manter o corpo saudável e a fortalecer o sistema imunológico.